linkedin google plus facebook twitter
Home / Recrutamento / Dicas para recrutar candidatos motivados

Dicas para recrutar candidatos motivados

Normalmente, quando escrevemos as descrições de uma oferta, as especificações do perfil e as entrevistas aos candidatos, concentramo-nos sempre nas suas competências, conhecimentos, experiência e a sua adaptação na equipa.

Muitas pessoas também usam testes de personalidade para melhor compreenderem os candidatos. Contudo, não é a nossa personalidade que nos tira da cama!

Porque deve considerar a motivação tão importante no momento de recrutar?

O que é importante é saber o que motiva o candidato. Se alguém é motivado por uma amizade no trabalho, ter uma rotina e ser orientado para as tarefas, ou se tem a oportunidade de usar as suas competências criativas e a resolução de problemas é fundamental.

Se procura por uma pessoa para liderar uma equipa, um Diretor altamente motivador (com poder, influência, controlo nas pessoas e/ou recursos) é extramente útil. Se quer alguém que aplique mudanças e traga ideia novas, um Criador motivado é importante (procura inovação, identificação com novos e expressivos criativos) e se quer alguém organizado e que gosta da rotina, é importante um Defensor motivado.

Para a função de vendas as pessoas com alta motivação de Construtor (por norma, procuram dinheiro, satisfações materiais, e uma vida acima da média). Muitas vezes procuram também um amigo (procuram o sentimento de pertença, de amizade ou de relacionamentos gratificantes) que não deixa de ser importante. Estes são alguns exemplos de como a nossa motivação apoia na maneira como nos trabalhamos.

Os motivadores são importantes para a função antes do início do recrutamento. Como tal, pode escrever as especificações do trabalho e o anúncio de forma atrair candidatos com altas motivações e que se podem enquadrar à função, à equipa e à empresa.

Quantos motivadores existem?

Existem 9 tipos de motivadores, que embora diferentes cada um tem a sua importância em cada momento das nossas vidas.

As pessoas motivadoras têm um impacto sobre as nossas atitudes relativamente ao risco, à mudança e ao foco.

 

 

Como descobrimos o que realmente motiva os candidatos?

À medida que vai ouvindo os candidatos, pode começar identificar quem são os motivadores. A resposta às questões são uma forma de indicador.

  • O que mais o atraiu para esta função?
  • O que procura nesta função que não teve nas anteriores?

Defensores – estão à procura de uma função em que possam usar as suas competências organizacionais. Mas também procuram por outra função devido às mudanças da sua atual empresa.

Amigos – irá falar da importância de construir boas relações e o facto de estar interessado em questões sociais.

Estrelas – são aqueles candidatos que brilham nas entrevistas! As entrevistas servem para falar do marketing pessoal e as pessoas com fortes motivações gostam de fazer isso.

Diretores – têm uma ideia clara como essa função encaixa na sua carreira. Vão falar sobre as oportunidades de desenvolvimento pessoal e assumir mais responsabilidades.

Construtores – estão interessados em como a função os recompensará financeiramente, estão interessados em trabalhar num ambiente competitivo com claros objetivos e target.

Especialistas – falarão sobre ter oportunidades de aprendizagem. São interessados em se especializarem em áreas de interesse e quererem saber quais as oportunidades existentes para desenvolver e partilhar conhecimentos.

Criadores – valorizam um ambiente de mudança e variedade. Procuram a oportunidade de resolver problemas e serem originais. Gostam de criar algo novo ou melhorar as coisas.

Pesquisadores – vão falar sobre ter significado e propósito no que fazem. Gostam de elaborarem trabalhos significativos e importantes, uma vez que fazem a diferença. Gostam de ser ouvidos ou consultados. São pessoas que precisam de mudanças e de variedades.

 

É importante relembrar que deve reconhecer que os candidatos até podem ser bons colaboradores, mas isso pode não ser o que realmente os motiva. Todos nós temos coisas em que somos bons, mas isso não significa que gostamos de fazer.

Também é importante lembrar que a maioria das pessoas tem alguém que os motiva e que são importantes para estes.

Muitas vezes é nos difícil identificar o que nos impulsiona quando nos é perguntado diretamente. Pode usar a ferramenta online, Motivational Map®, que descobre de uma forma mais fácil e precisa o que o motiva uma pessoa. Os mapas permitem que lideres e funcionários, compreendam e maximizem a motivação, o envolvimento e o desempenho.

Compreender os nossos impulsionadores dá aos outros intuição e estratégias para manter e aumentar a sua própria motivação.

 

Fonte: LinkedIn

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*