Como renunciar ao seu trabalho sem conflitos

Existem muitas razões para tomar a decisão de renunciar ao seu trabalho. Independentemente de sentir que é altura de mudar e experimentar algo novo ou de já não aguentar trabalhar no mesmo local não há motivo para sair em conflito com a empresa. Assim, é importante ter algum cuidado quando for partilhar a sua decisão com o seu empregador.

Se pensar a longo prazo, será muito mais benéfico para si e para a sua carreira se sair de cabeça erguida e com todas as questões bem resolvidas – tanto com os seus superiores como com os seus colegas.

Veja as dicas que reunimos para si, com a ajuda do Undercover Recruiter, para que possa renunciar sem conflitos.

Esteja certo da sua decisão

Geralmente, depois de comunicar à empresa que tem intenção de sair, não há volta atrás. É importante que esteja 100% certo de que está a tomar a decisão mais acertada.

Se existe alguma razão em particular que o faz querer ir embora pense bem se já explorou todas as opções que possam resolver a situação. Caso o motivo seja querer evoluir na carreira e experimentar algo novo veja se não há hipótese de progredir dentro da empresa actual.

Reúna-se com o seu chefe

Se pretende manter uma boa relação com os seus superiores é importante marcar uma reunião presencial em vez de entregar uma carta de resignação. Pense com calma no que irá dizer antes do encontro. Certifique-se que irá comunicar a opção de renunciar da forma mais diplomática e correcta possível.

Seja positivo

Se pretende renunciar é possível que exista algo na organização que não o tem deixado satisfeito. Contudo, agora é altura de deixar esses problemas para trás e focar-se nos momentos positivos durante o tempo em que trabalhou na empresa.

Esteja preparado para uma reacção negativa

A não ser que a já estejam à espera da sua demissão, é normal que os seus superiores e colegas reajam de forma inesperada.

A sua revelação pode ser surpreendente e podem reagir de forma emocional ou conflituosa. Tente manter a calma e tente terminar a reunião da melhor forma possível.

Mantenha-se fiel à sua decisão

Se sempre foi um trabalhador esforçado e membro valioso para a empresa é provável que o tentem convencer a mudar de ideias. Se está certo da sua decisão, mantenha-se firme e reforce, de forma educada, que a sua decisão está tomada.

Contudo, se a empresa lhe oferecer uma alternativa aliciante e que lhe interesse pode pedir algum tempo para reflectir. Neste caso, agora é o meu momento para negociar.

Respeite o período de rescisão

A maioria dos contratos têm um período de aviso prévio para trabalhadores que pretendam rescindir com a empresa para que seja possível preparar tudo para a sua saída. Em alguns casos os empregadores podem deixá-lo sair no momento em que anuncia a sua intenção.

De qualquer forma, é importante mostrar que está disposto a cumprir o seu período de aviso prévio e a ajudar no que for preciso para fazer a transição.

Coloque a decisão por escrito

Agora que já comunicou a sua intenção verbalmente, deverá colocar a informação por escrito para que se torne oficial. Na sua carta de rescisão deve colocar o seu nome, a data, detalhes da empresa, decisão de renunciar, data em que irá sair e finalmente a sua assinatura.

Se existir mais algo que queira incluir e que não tenha referido na sua reunião, pode adicionar à carta. Lembre-se de se manter positivo: por exemplo, agradeça à empresa pela oportunidade que lhe deram e pelo apoio durante o tempo em que esteve na organização.

Termine as suas tarefas e passe as suas funções

Antes de sair, certifique-se que completou todas as tarefas que tinha em mãos e projectos em que estava a trabalhar. Participe e ajude na transição de funções com quem irá assumir o seu papel.

Na sua carreira futura, nunca se sabe quantas vezes se irá cruzar com os seus actuais colegas e actuais superiores. Assim, é benéfico para si que saia sem conflitos.