linkedin google plus facebook twitter
Home / Carreiras / Como ser persuasivo no local de trabalho

Como ser persuasivo no local de trabalho

Se quer mostrar que é o melhor candidato para aquele emprego, ou está a tentar convencer o seu chefe que precisa de uma formação, então a persuasão pode ser uma ferramenta bastante útil para o seu sucesso profissional.

Veja três passos simples que deve seguir para ser persuasivo na sua empresa:

Saiba a sua posição (e acredite no seu chefe)

Saiba bem o que pretende, tente ser claro sobre o que deseja e o porquê. O que precisa para tirar aquela formação? Quanto tempo necessita para participar? Seja claro sobre o seu objectivo. Se não souber por onde ir, certamente acabará por desperdiçar a oportunidade. Não se esqueça que é do seu interesse.

Quer um aumento? Ou quer o seu colega de trabalho assuma um projeto seu? O primeiro passo é acreditar que é realmente merecido, ou pelo menos acredite que é racional.

Tenha argumentos que apoiem a sua posição

É difícil negar os factos, especialmente se estes forem comprovados. Independentemente da sua posição, prepare-se com provas concretas, pode precisar de utilizá-las.  Imagine o seguinte exemplo: vai fazer uma avaliação de desempenho, então tenha amostras dos seu trabalho, cartas, emails de clientes ou qualquer outra prova que demonstre a sua excelência.

No caso de estar a pedir um aumento mostre tudo o que o seu chefe precisa de saber, e prove que merece ser recompensado pelo seu trabalho. Faça uma pesquisa e apresente um intervalo salarial para as pessoas que trabalham na sua área e com a sua experiência. Quanto mais argumentos tiver e mais razoável for, melhor. Assim vai conseguir justificar o seu pedido e provavelmente chegará a um acordo.

Preveja e prepare-se para as objeções

Um conselho: seja pró-ativo. Não reaja ao que esta acontecer, mas preveja e prepare-se. Participe ativamente na discussão, e não fique à espera das objeções, antecipe-as e saiba como responder. Esteja preparado para receber um “não”, mas também esteja preparado contestar o veredicto.

O seu chefe pode recusar o pedido? Que preocupações terá? Como pode diminuir essas preocupações e ajudar o seu chefe a compreender o seu ponto de vista? Nem sempre é fácil chegar a um acordo com os superiores. Por isso é preciso convencê-los. Tente que sigam a sua lógica. Diga ao seu superior que a decisão é muito importante e que de certa forma o afectará não só na vida pessoal como na empresa.

Siga estes passos que o ajudarão atingir os seus objetivos profissionais a longo prazo.

 

Fonte: Work It Daily

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*