linkedin google plus facebook twitter
Home / Recrutamento / Como talentos escondidos podem beneficiar a empresa

Como talentos escondidos podem beneficiar a empresa

talentos escondidos empresa

Nem sempre nos apercebemos dos talentos das pessoas, mesmo quando trabalhamos com elas na mesma empresa. Esses talentos, embora aparentemente sem qualquer relação com o trabalho, podem ser benéficos para a empresa.

Hobbies ou carreiras anteriores em música, dança, desporto ou fotografia ensinam disciplina, persistência e determinação e estas competências podem ser utilizadas no local de trabalho.

Portanto, a empresa deve fazer um inventário dos talentos dos colaboradores e identificar os artistas e atletas, entre outros.

Como pode aproveitar essas qualidades? Aqui estão algumas ideias de John Feldmann:

Conhecer as Competências

Avaliar as competências pode ser uma forma eficaz de medir os conhecimentos e competências dos colaboradores. Mesmo que um funcionário tenha sido contratado para uma função, isso não significa que não se possa adaptar a outra. A promoção interna é comum nas empresas e saber quais os talentos das pessoas, ajuda a perceber também quais os seus pontos fortes e os pontos fracos, e em que tipo de funções se podem enquadrar.

Promover Sessões de Treino ou Apresentações

As pessoas que perseguiram ou ainda perseguem a sua paixão, aprendem muitas vezes uma série de habilidades para o negócio, mesmo que não tenham consciência disso.

As equipas desportivas, as bandas e grupos de dança todas funcionam como pequenas empresas e os seus participantes agem como vendedores, gerentes de contas, contabilistas, promotores, ou uma série de outras tarefas necessárias aos seus hobbies.

Estas competências podem ser valiosas num ambiente de trabalho.

Se o colaborador até se destaca no meio dos outros, peça-lhe para partilhar os seus conhecimentos com a equipa. Convide-o a fazer uma apresentação, uma espécie de workshop, para partilhar os seus conhecimentos com um grupo de colegas de trabalho.

Pedir conselhos

Se não for possível juntar a equipa para conhecer a experiência do colega, pode pedir ajuda na mesma, para casos em particular.

Com excepção dos introvertidos, a maioria dos artistas e atletas estão habituados a trabalhar com os outros e a ajudar no desenvolvimento das habilidades das pessoas.

Não tenha medo de incentivar estas pessoas a ajudar as outras.

Há quem diga que os artistas e os atletas gostam de atenção. Essas pessoas podem ter a oportunidade de se realizar nesse aspecto no próprio local de trabalho.

Esta partilha pode motivar toda a equipa e melhorar consideravelmente o trabalho.

 

Qualquer empregador deve estar atento e contratar funcionários inteligentes. Não permita que os seus talentos sejam desperdiçados.

Em suma, os empregadores devem realmente pensar em descobrir e trazer talentos escondidos para obter melhores resultados e a empresa ser bem-sucedida.

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*