A importância dos funcionários nas redes sociais

Como comunica a sua marca? E como gere a sua marca enquanto empregador? Comunicar a marca é fundamental, não só para o sucesso dos produtos ou serviços da empresa, mas também para conseguir ter os melhores funcionários. É importante apostar no employer branding.

Sim, é verdade que ter um site brilhante é óptimo, ter anúncios de emprego no LinkedIn é fantástico, no entanto, nada é tão eficaz como o marketing boca-a-boca.

Diante desta perspectiva, constata-se ainda que os funcionários são um recurso de marketing por vezes esquecido. Os trabalhadores da empresa são uma boa fonte de divulgação de marketing. É tempo de aproveitá-los.

Se a sua empresa já tem pessoas a falar sobre si enquanto empregador, seja pessoalmente ou através de meios de comunicação social, então é porque já está a fazer alguma coisa bem.

De facto, ao transformar os funcionários em seus embaixadores nas redes sociais, as empresas podem chegar a amplas redes de contactos (amigos dos amigos dos amigos…) e levar mais longe a imagem da marca.

Alguns dados relevantes sobre testemunhos de colaboradores:

  1. Está provado que as mensagens dos empregados nas redes sociais chegam mais longe do que as mensagens da empresa. O alcance coletivo dos “posts” dos seus funcionários ultrapassa de longe o alcance da sua própria empresa.
  1. A partilha de informação por parte dos empregados torna a empresa mais humana e dá-lhe mais credibilidade. Os seus clientes confiam mais no que diz uma pessoa como eles, do que aquilo que é dito pelo dono ou pela própria empresa.
  1. Apenas 15% dos utilizadores das redes sociais confiam nas mensagens das empresas ou das marcas.
  1. Uma partilha é mais valiosa do que ter 100 seguidores. Ter uma pessoa a partilhar o seu “post” resulta em muito mais cliques do que o facto de ter 100 seguidores.
  1. Quando os seus funcionários são incitados a partilhar mensagens sobre a empresa, o tempo de vida desses “posts” é prorrogado por 4.200%. Ou seja, a imagem da empresa é vista durante muito mais tempo e por muito mais pessoas.
  1. Em média, 73,8% do potencial de relação com um “post” numa rede social acontece na primeira hora.

Posto isto, se a sua empresa está a produzir os seus próprios conteúdos, a partilhá-los nas redes sociais e mesmo assim os resultados não são os que gostaria de ter, envolva os seus funcionários neste processo.

Veja também aqui as vantagens de um anúncio “social”.