10 competências de comunicação para ter sucesso no trabalho

A capacidade de comunicar de forma eficaz, seja com superiores, colegas ou clientes, é essencial, independentemente do sector em que trabalha. Os colaboradores da era digital devem ser capaz de transmitir e receber mensagem, tanto pessoalmente, como por outros meios, tais como email, telefone e redes sociais.

Apresentamos-lhe de seguida, 10 competências de comunicação que, segundo o The Balance, vão ajudá-lo a destacar-se no actual mercado de trabalho:

1. Ouvir

Ser um bom ouvinte é uma das melhores formas de bem comunicar. Ninguém gosta falar com alguém se só se preocupa em falar dos seus assuntos sem ouvir o que a outra parte tem para dizer. Opte sempre por praticar uma escuta activa, que envolve prestar atenção à aquilo que a outra pessoa diz, fazer questões de esclarecimento e reforçar o que a outra pessoas referiu para certificar-se que está tudo bem definido.

2. Comunicação não-verbal

A linguagem corporal, o contacto visual, os gestos das mãos e o tom afectam a mensagem que está a tentar transmitir. Uma posição mais relaxada e um tom amigável farão com que pareça uma pessoa mais acessível e encorajará as outras pessoas a falar de forma mais aberta.

O contacto visual é igualmente importante: deve olhar a outra pessoa nos olhos para demonstrar que está focado na conversa. No entanto, esteja atento para não fixar demasiado de forma a ser desconfortável.

3. Clareza e concisão

Tente transmitir a sua mensagem em poucas palavras. Diga aquilo que pretende de forma clara e directa, esteja a conversas pessoalmente, por telefone ou via e-mail. Se começar a divagar, o ouvinte irá dispersar ou ficará com dúvidas sobre aquilo que realmente pretende. Pense com antecedência naquilo que pretende dizer e evite falar excessivamente e de forma confusa.

4. Simpatia

Com um tom amigável, uma pergunta mais pessoal ou simplesmente com um sorriso, conseguirá encorajar as outras pessoas a ter uma conversa mais honesta consigo. Este ponto não se aplica apenas a conversas frente-a-frente. Sempre que possível, personalizar os seus e-mails: um simples “espero que o fim-de-semana tenha sido fantástico” pode ser suficiente para que o destinatário se sinta apreciado.

5. Confiança

Quando está a comunicar, é importante que se sinta confiante. Desta forma conseguirá transmitir que acredita no que está a dizer e fará com que os outros também acreditem.

Transmitir essa confiança pode ser tão simples como manter o contacto visual ou utilizar um tom firme (mas amigável). Atenção para não parecer demasiado arrogante ou agressivo.

6. Empatia

Mesmo que esteja em desacordo com a outra pessoa é importante que se esforce por entender e respeitar os outros pontos de vista.

7. Mente aberta

Um bom comunicador deve entrar em qualquer conversa com uma mente flexível e mais aberta possível. Esteja disponível para ouvir e entender os outros pontos de vista, ao invés de apenas tentar transmitir o seu. Assim conseguirá ter conversas mais produtivas e honestas.

8. Respeito

As pessoas estão mais disponíveis para conversar consigo se demonstrar respeito por elas e pelas suas ideias. Acções simples, tais como utilizar o nome da pessoa, estabelecer contacto visual e exercer uma escuta activa, farão com que a outra pessoa se sinta estimada e reconhecida.

Ao telefone evite distracções e mantenha-se concentrado. Por e-mail, demonstre respeito perdendo algum tempo a editar a sua mensagem, evitando descuidos, erros e e-mails demasiado confusos.

9. Feedback

Ter capacidade de, de forma apropriada, receber e dar um bom feedback é uma importante competência de comunicação. Os gestores e os supervisores devem, continuamente, procurar formas de fornecer feedbacks construtivos aos seus colaboradores. Dar um feedback também significa dar louvor e reconhecimento: algo tão simples como um “bom trabalho” pode servir de grande motivação.

Da mesma forma, deve saber receber essas opiniões e até encorajá-las.

10. Escolha dos meios

Por último, uma importante competência de comunicação é simplesmente entender qual a melhor forma de comunicar, em cada situação. Por exemplo, algumas conversas mais sérias (entrevistas, despedimentos, negociações salariais) são quase sempre melhor realizar pessoalmente. Deve também pensar na pessoa com quem vai falar – caso seja uma pessoa demasiado ocupada, talvez seja melhor enviar um e-mail.

De forma geral, as pessoas vão apreciar o facto de ser cauteloso e preocupado e terá maior probabilidade de obter uma resposta.