linkedin google plus facebook twitter
Home / Curriculum Vitae / Currículo: 5 dicas para escrever a informação pessoal

Currículo: 5 dicas para escrever a informação pessoal

A primeira coisa que os recrutadores vêem no seu currículo é o cabeçalho onde indica o seu nome e detalhes de contacto. Embora pareça fácil colocar o nome, a morada, número de telefone e endereço de e-mail, há mais questões que deve considerar na forma como apresenta a informação.

A maneira como coloca seus contactos pode deixar uma impressão sobre si e pode, em alguns casos, até influenciar um recrutador a considerar ou descartar o CV. Veja estas dicas, elaboradas pelo Work It Daily, para ajudá-lo a formatar o cabeçalho do seu currículo de modo a ter uma hipótese justa de avaliação:

1. Apresente o seu nome adaptado à cultura da empresa

Algumas pessoas optam pelo nome completo enquanto outros podem ter uma variação do mesmo. Não importa a situação, ao escrever o seu currículo, considere o estilo do empregador e a cultura da empresa. Por exemplo, se se candidatar a um emprego numa empresa de advocacia, faz sentido apresentar seu nome formalmente como Frederico Santos Silva ou Lucas S. Silva. No entanto, se a vaga é numa startup, onde todos usam calças de ganga e cumprimentam informalmente o CEO da empresa, ser menos formal no CV é mais adequado como Fred Silva ou Fred S. Silva.

2. Apresente um endereço de e-mail profissional

Candidatos a emprego devem evitar apresentar endereços de e-mail que incluam números que possam ser interpretados como a sua data de nascimento, tal como frederico.silva1975@… Não é necessário que o recrutador saiba a sua idade, mesmo que não esteja preocupado com a discriminação. Também considere a obtenção de um novo endereço de e-mail especificamente para usar para fins profissionais, se o que usa atualmente é menos profissional como mariazitalinda@…, joaomachao@…, fb.vida.louca@…

3. Adapte as informações da região onde vive

Hoje em dias os currículos são enviados por meio digital e nem sempre é bom ter disponível o seu endereço residencial para todos verem. Não há problema em incluir apenas a cidade, e basta considerar onde está localizado o trabalho a que se está a candidatar. Alguns recrutadores descartam CVs simplesmente pelo fato de que o candidato não reside próximo à empresa ou por não quererem lidar com candidatos que precisem de apoio para transporte.

4. Disponibilize 1 a 3 formas de contacto

Mesmo que possa ser contactado de diferentes maneiras, não é preciso apresentar cinco números de telefone diferentes. Basta incluir um número de telefone (no máximo dois) e um endereço de e-mail. Deve ainda incluir os contactos em que esteja acessível ou possa retornar as mensagens ou chamadas rapidamente.

5. Inclua o seu perfil no LinkedIn 

Se o seu perfil no LinkedIn estiver completo e as informações forem adaptadas para corresponder à mesma mensagem que transmite no seu currículo, considere incluir o URL personalizado do seu perfil no cabeçalho. O mesmo para o site, caso tenha um. Se contém um portefólio do seu trabalho ou destaca as suas realizações relevantes para o trabalho ao qual se candidata, pode ser benéfico para o recrutador ver.

 

Cada informação que apresenta no seu currículo, cabeçalho ou nos seus e-mails, pode ser utilizado pelo empregador para construir uma ideia sobre si. Então considere todas as coisas enquanto se apresenta como o candidato ideal ao trabalho.

 

 

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*