currículos principais tendências para 2017

As tendências na procura de emprego não mudam drasticamente de ano para ano, ou seja, não terá que fazer um currículo totalmente diferente para se candidatar a novas vagas. No entanto, haverá algumas coisas que provavelmente terá que alterar.

O que incluir no seu currículo em 2017

Domínio das Redes Sociais

Nos dias que correm, qualquer pessoa tem que ter a sua própria Marca Pessoal. Como tal, o seu currículo deve incluir links para os seus perfis em Redes Sociais que sejam relevantes para as suas candidaturas, como por exemplo o LinkedIn.

O link pode ser colocado logo no início juntamente com os seus dados pessoais e de contacto.

Exemplo:

Luís Fernandes

Oeiras

luisfernandes@email.com

LinkedIn: www.linkedin.com/luisfernandes

 

Mas atenção, não inclua links de redes sociais que utilize para fins pessoais e certifique-se de que esses perfis estão privados.

Vasto conhecimento tecnológico

Actualmente, existe uma ferramenta online e uma App para praticamente tudo. Saber que ferramentas são mais utilizadas no seu sector e estar a par das tendências é uma mais-valia.

Assim obter informações sobre essas tendências, pode adquirir algum conhecimento sobre as ferramentas e adicionar isso ao seu currículo.

As Competências tecnológicas são cada vez mais valorizadas e devem ter uma secção própria no seu CV. De preferência, inclua tópicos para todos os programas que domina ou com que já trabalhou.

Evidenciar Inteligência Emocional

Uma das tendências que tem vindo a emergir nos recrutamentos, e que vai continuar a crescer em 2017, é a procurar por Inteligência Emocional. Recorde-se que as empresas não estão apenas a contratar pessoas para desempenhar uma função, estão também a procurar um novo colega, com quem irão conviver diariamente.

Ou seja, os recrutadores preocupam-se não só em encontrar alguém com as competências e experiência mais adequada, mas também que se enquadrem no espírito da empresa e que saibam trabalhar com os restantes membros da equipa, relacionar-se com clientes, etc.

Mas, como pode evidenciar Inteligência Emocional no currículo? Quando estiver a enumerar as suas competências, forneça breves exemplos de como colocou essas competências em prática.

Exemplo:

  • Competências de Gestão: orientação de uma equipa de vendas com um aumento de 8% nos lucros;
  • Competências de Comunicação: criação de relatórios trimestrais enviados a parceiros e clientes;
  • Orientação de Actividades em Equipa: Gestão de sessões de formação para recém-contratados.

 

Fonte: LinkedIn