linkedin google plus facebook twitter
Home / Curriculum Vitae / Curriculum Vitae: Como ter mais do que 6 segundos de atenção

Curriculum Vitae: Como ter mais do que 6 segundos de atenção

Já se perguntou como é que o seu Curriculum Vitae é lido por recrutadores? Um estudo realizado pelo site The Ladders quis dar resposta a esta pergunta e analisou a forma como recrutadores analisam um Curriculum Vitae na primeira fase de triagem. Para tal, foi utilizada uma tecnologia de eye-tracking que consegue medir quanto tempo é passado em cada CV e quais as informações mais procuradas pelos olhos dos recrutadores.

curriculum-vitae-leitura-rapida

Cada Curriculum Vitae tem garantidos apenas 6 segundos de atenção

O estudo concluiu que, em média, cada recrutador investe 6 segundos na primeira leitura do CV (apesar dos mesmos recrutadores afirmarem investir mais tempo em cada CV). Este primeira leitura é utilizada para fazer a triagem dos CVs e, rapidamente, determinar se o candidato pode ou não ter um perfil interessante para a função. Apenas os CVs seleccionados “ganham” tempo de antena adicional, sendo alvo de análise mais aprofundada.

Pode parecer-lhe pouco mas imagine que um recrutador tem 200 CVs para analisar num dia e investe em média 3 minutos em cada CV. Seriam 600 minutos ou 10 horas só a ler CVs. Não seria humanamente possível. Fazer uma filtragem/triagem rápida não é um método perfeito, mas é um mal necessário.

As informações mais lidas em cada Curriculum Vitae

Durante os 6 segundos investidos na primeira análise do CV, os recrutadores olham maioritariamente para as seguintes informações:

  • Nome
  • Função/Empresa actual
  • Função/Empresa anterior
  • Data de início e fim da posição anterior
  • Data de início e fim da posição actual
  • Educação/Formação

A imagem abaixo reflecte a forma como, em média, os recrutadores fizeram e primeira leitura dos CVs. No caso de CVs mais bem estruturados, os recrutadores tem maior facilidade uma leitura “diagonal” sem perder informação relevante.

curriculum-vitae-leitura

Optimize o seu Curriculum Vitae para leituras rápidas

Para optimizar as probabilidades do seu CV ser seleccionado nesta primeira fase de triagem e alvo de posterior análise:

  1. Crie uma hierarquia visual intuitiva: utilize títulos, sub-títulos ou bolds para criar uma estrutura de CV fácil de ler e analisar. Garanta que é fácil encontrar/detectar as principais secções do CV (experiência profissional, educação, etc)
  2. Prepare um resumo/sumário no topo do CV: destaque os aspectos mais importantes no topo do seu CV
  3. Destaque as suas funções/títulos: certifique-se que a sua função/título actual e passadas estão devidamente destacadas, a bold ou sublinhadas
  4. Utilize frases curtas e objectivas: evite frases ou parágrafos longos e procure  usar frases curtas e objectivas
  5. Evite fotografia: caso tal não seja pedido no anúncio e a menos que se esteja a candidatar para posições em que a imagem é relevante (atendimento ao público, por exemplo), evite colocar fotografia. A fotografia irá distrair a atenção do recrutador para a sua imagem, que ficará assim com menos tempo para analisar a informação que realmente importa

 

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*