linkedin google plus facebook twitter
Home / Candidaturas / Curriculum Vitae: o que acontece após enviar a sua candidatura

Curriculum Vitae: o que acontece após enviar a sua candidatura

Quando submete o seu curriculum vitae e carta de apresentação numa resposta a anúncio de emprego, pode sentir que os documentos foram “sugados para dentro de um buraco negro”, e nunca obtém qualquer resposta.

Por vezes, pode receber uma resposta automática a confirmar a recepção dos documentos, no entanto sem qualquer indício sobre se o currículo foi avaliado ou não.

Gostaria de saber o que acontece ao seu CV depois de submeter a sua candidatura? Leia aqui todos os passos da selecção de candidatos, compilados pela Pongo Resume.

o que acontece ao currículo vitae

 

1) “Chovem” candidaturas ao anúncio de emprego

Num mercado de trabalho saturado, no qual o desemprego está sempre a crescer, as empresas recebem muitas candidaturas aos seus anúncios de emprego, numa média entre 200 e 400. É impossível analisar ao pormenor um número tão elevado de CVs, por isso as empresas usam muitas vezes os ATS (Applicant Tracking Services). Estes programas informáticos comparam o CV do candidato com a descrição da função que o empregador pretende preencher. Posteriormente, atribuem uma “nota” a cada candidato, sendo que apenas os CVs com a pontuação mais alta chegam a ser analisados por olhos humanos.

Certifique-se que o seu Curriculum Vitae está preparado.

2) As candidaturas passam para os decisores

Dependendo da empresa, a decisão inicial poderá ser do responsável do departamento, de um membro dos recurso humanos ou até um painel de decisores. Nesta fase será crucial que o seu CV se destaque dos demais e seja de fácil leitura. Acima de tudo, a candidatura deve ser relevante para a posição a que se candidata e revelar como poderá ajudar a empresa.

3) A maioria das candidaturas é eliminada

O recrutador alocará somente entre 10 e 45 segundos ao seu CV e carta de apresentação, por isso é impreterível que os parágrafos iniciais da sua candidatura chamem à atenção.

Lembre-se que terá mais hipóteses de não ser eliminado se apenas se candidatar a funções para as quais tem a experiência solicitada no anúncio.

4) As candidaturas restantes são minuciosamente examinadas (e é feito novo corte)

Se chegou até esta fase, óptimo! É nesta fase que a carta de apresentação e o currículo são lidas até ao fim e examinadas todas as informações contidas nos documentos. Os candidatos que irão até à fase seguinte serão um pequeno grupo (entre 3 a 15, dependendo da empresa).

Recorde-se: dar exemplos da forma como ajudou o anterior empregador e quantificar os seus desempenhos são uma mais-valia.

5) Os recrutadores contactam os candidatos restantes

Nesta fase os empregadores podem chamá-lo directamente para uma entrevista. No entanto, muitos optam por lançar um desafio (por exemplo escrever uma notícia, se a vaga for para jornalismo) ou fazer uma entrevista telefónica. Mostre ao recrutador porque merece ser chamado para a entrevista e apresente o seu valor como possível trabalhador da empresa.

6) É feita uma entrevista telefónica

Nos casos em que a resposta ao desafio não deixou ainda o recrutador com certezas, o mesmo pode preferir fazer uma entrevista telefónica antes de o chamar para a presencial. Este tipo de entrevistas serve para que a empresa perceba que tipo de comunicador é, qual a sua personalidade e, também, para avaliarem se a sua experiência profissional é suficiente para o cargo.

Se o momento não for oportuno, tente reagendar. É importante que esteja preparado, de modo a não cometer erros na entrevista.

7) São determinados os finalistas e marcadas entrevistas presenciais

Para escolher o candidato ideal, o recrutador pode agendar 2 ou 3 entrevistas com cada um e é provável que exista troca de e-mails e telefonemas. Após a entrevista, envie um e-mail de agradecimento a relembrar que se encontra bastante entusiasmado com a oportunidade de trabalho. Se pedido, forneça contactos para que o empregador possa confirmar as suas referências.

Se for escolhido para o emprego, resta só a oferta de trabalho formal e a decisão sobre a data em que inicia as suas novas funções!

 

Agora que já conhece as fases da candidatura, não se esqueça de fazer o seu CV e carta de apresentação destacar-se com um resumo das competências e experiências relevantes para a função.

 

 

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*