Desempregados vão ter plano pessoal trimestral

Como já publicámos anteriormente, o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) vai passar a ter planos pessoais personalizados de planeamento de emprego para cada desempregado. Estes planos terão as acções previstas para cada trimestre, segundo um projecto de portaria noticiado pelo jornal Público.

O plano pessoal será elaborado pelo IEFP para cada um dos desempregados, no prazo de 15 dias após a inscrição no Centro de Emprego. De acordo com o mesmo projecto de portaria, o plano prevê que os desempregados recebam informação antecipada sobre as acções de formação, apresentações e sessões de esclarecimento nas quais irá participar em cada 3 meses.

Esta medida pretende regulamentar o acompanhamento personalizado dos desempregados, compromisso assumido pelo Governo após as apresentações quinzenais obrigatórias terem terminado.

O Plano Pessoal de Emprego, ou PPE, será elaborado e definido em conjunto com o desempregado e terá revisões periódicas. Para além disso, deve incluir sessões de procura de emprego acompanhadas, sessões de formação e sessões colectivas de informação que se considerem adequadas ao perfil de cada desempregado. Nos PPE’s podem também estar previstas convocatórias para apresentações em Centros de Empregos ou entidades que tenham acordo estabelecido com o IEFP.

Fonte: Observador