As empresas tentam promover a construção e formação das suas equipas de forma a respeitar, igualmente, todos os colaboradores desde a secretária ao director.
Existem empresas que não têm espírito de equipa e que trabalham com muitas burocracias e onde os departamentos não trabalham lado a lado. Onde não existe uma liderança atribuída, ou ainda como nos anos 60, em que as secretárias levavam os cafés aos diretores.
Como determinar a cultura empresarial?
Veja alguns pontos relacionados com a cultura empresarial a que deve estar atento. Saiba o que se passa naquela empresa antes de aceitar qualquer desafio.
1. Principais factores e características do local de trabalho
Defina quais os papéis a desempenhar no emprego e no local de trabalho. De certa forma, os dois juntos vão determinar a cultura da empresa.
Uma dica: Atribua um valor entre 1 e 5, sendo que o 5 é pontuação máxima para avaliar o seu nível de satisfação com o emprego. No entanto, existem outros aspetos que pode ter em consideração. Veja alguns exemplos:
- Telecomunicações
- Design do local de trabalho
- Objectos pessoais no local de trabalho
- Concorrência
- Trabalho em equipa
- Desenvolvimento profissional
- Definição da carreira profissional
- Interação
2. Site da empresa
Algumas empresas promovem a sua cultura empresarial através do site ou através do relatório anual. Muitas vezes o site da empresa não é “denunciador” o suficiente, uma vez que é a própria empresa a auto vender-se. Contudo, pode ser bastante valioso quando comparado com outras características.
3. Outras características do local de trabalho
Para o ajudar a decidir se a empresa está dentro daquilo que procure avalie também:
- Como são tomadas as decisões
- Como as decisões são comunicadas aos colaboradores
- Como os colaboradores são valorizados
- A interação entre departamentos
- A interação entre diretores
- A interação entre administradores
4. “Esconda-se” e pesquise
Através do Linkedin, Facebook, Twitter, entre outros sites e redes sociais, conecte-se aos colaboradores das empresas do seu interesse e junto destes tente perceber quais as suas opiniões sobre a mesma.
Façam algumas perguntas em particular, como:
- Quais são as cinco palavras-chave que melhor descrevem a empresa?
- Quais as cinco palavras-chave que acha que o seu cônjuge utilizaria para descrever a empresa?
- Qual é o dia da semana de trabalho favorito? E porquê?
Outras perguntas que pode fazer aos colaboradores
- Como sente o trabalho, qual a sua contribuição? É importante para si?
- Gasta tempo em formações fora do escritório?
Por fim, a forma como mede o perfil da Melhor Cultura Empresarial é muito pessoal. Por exemplo, o trabalho de equipa pode ser mais importante para si do que qualquer outro aspeto. Por isso, defina os incentivos mais importantes especificamente para si. Defina aquilo que mais o inspira.
Ao definir bem os aspetos sobre a cultura da empresa que procura melhor será o caminho a seguir.
Fonte: Work it Daily