linkedin google plus facebook twitter
Home / Cartas de Apresentação / 2018: as melhores dicas deste ano para a carta de apresentação

2018: as melhores dicas deste ano para a carta de apresentação

Normalmente a carta de apresentação acompanha o seu currículo quando está a candidatar-se a uma oferta de emprego. Esta é a sua principal introdução e na realidade é um breve resumo sobre o seu percurso profissional e qualificações para o possível empregador, onde manifesta o seu interesse numa determinada empresa.

Tem como finalidade persuadir o recrutador para ver o seu currículo e admitir a sua candidatura.

Cartas de apresentação em 2018

As cartas de apresentação são cada vez mais difíceis de escrever devido à mudança de perceções derivadas dos recrutadores. Assim sendo, se pretende que o seu futuro seja brilhante, então deve pensar já como simplificar a sua história.

Como bem sabemos a concorrência é muita e é difícil em todas as áreas, por isso os candidatos tentam usar a ferramenta de comunicação mais importante. Contudo existem certas formas de garantir que a sua carta de apresentação seja recebida e lida por um recrutador.

Personalização

Esta é a oportunidade que tem para partilhar a sua personalidade com o recrutador e desmonstrar que é o candidato ideal para a empresa e, como tal, é importante adapte os seus padrões. A pesquisa sobre a empresa e a função a desempenhar será uma boa arma em 2018.

Descubra os desafios atuais da empresa e depois argumente sobre como pode ajudar a empresa a superar tais desafios. Certifique-se que na carta de apresentação utiliza um tom entusiástico. E sem medos.

Tamanho

Lembre-se que a maioria dos recrutadores demoram cerca de 6 segundos para ler uma carta de apresentação. O que significa que tem na realidade cerca de 6 segundos para chamar atenção do profissional. Por isso, precisa que a sua carta de apresentação fique sempre no topo, mesmo que os candidatos sejam mais qualificados.

Há uns anos atrás fazia sentido escrever algumas páginas de cartas de apresentação, nos dias que correm não deve exceder uma página.

Formato e Conteúdo

Certifique-se que a sua carta de apresentação está bem escrita no que diz respeito à linguagem utilizada, formatos e relevância para que consiga pelo menos alcançar a entrevista.  Não coloque fontes extravagantes e assegure-se que se trata de uma carta de apresentação com espaços em brancos suficientes, para que o recrutador navegue na mesma mais facilmente.

Devem fazer parte da sua carta de apresentação, as suas competências, realizações e projetos especiais. Se tiver essas considerações controladas, nenhum recrutador terá coragem para rejeitar a sua candidatura.

Dicas de carta de apresentação para 2018

  • Convença o recrutador ao relacionar as competências, qualificações e experiências com as suas necessidades;
  • Construa uma carta de apresentação concisa e com base em factos;
  • Mostre consistência nas frases e nos conteúdos;
  • Use negritos, itálicos e sublinhados para enfatizar factos importantes;
  • Deixe espaços em branco entre os parágrafos;
  • Faça uma pesquisa sobre a empresa antes de escrever a carta;
  • Use palavras de ação para venderr as suas competências e qualificações;
  • Dê exemplos relevantes para apoiar as suas exigências.

 

Veja aqui o nosso modelo de carta de apresentação e fala o download gratuito!

Ver Modelo

 

FonteCover Letters and Resume

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*