Dicas de currículos para Engenheiros

Sabia que, enquanto engenheiro, existem estratégias que pode utilizar para transformar o seu currículo numa ferramenta de marketing? Embora o sector da Engenharia englobe uma grande variedade de especialidade, estas estratégias são transversais a todas essa áreas.

Conheça aqui 7 conselhos, sugeridos por especialistas ao Career Advice Monster que deve aplicar ao redigir o seu currículo:

Seja Preciso

A precisão é fundamental no que diz respeito aos projectos de engenharia e o mesmo se aplica aos currículos.

Não rever e corrigir todos os erros e falhas que possam existir é um erro comum cometido por Engenheiros. É obrigatório que leia e releia tudo e que o seu currículo esteja bem preparado, seja profissional e não tenha erros gramaticais ou ortográficos. Verifique mais que uma vez e se necessário peça ajuda a outras pessoas.

Seja Conciso

Existe uma tendência nos Engenheiros para sobrecarregarem os currículos de informação. O que os especialistas aconselham é que não o faça.

Normalmente, de acordo com esses mesmos especialistas, um currículo é aprovado ou rejeitado em cerca de 30 segundos. Por este motivo, o ideal é que seja directo e conciso na informação que está a transmitir.

Crie um currículo que “vá directo ao assunto” e coloque-se do lado do recrutador – não é por achar que determinada informação é importante que as empresas irão pensar da mesma maneira.

Evite objectivos e acrescente resumos

Não escreva um objectivo profissional demasiado concreto. Para além de ocupar espaço fundamental, alguns candidatos já foram rejeitados por os seus próprios objectivos não se enquadrarem nos da empresa.

Em vez disso, opte por escrever um resumo das suas qualificações e competências. Com poucas frases, o seu resumo deve destacar as suas qualificações mais importantes e procuradas pelos recrutadores.

Adapte os currículos a cada oportunidade

Os especialistas recomendam fortemente que adicione toques pessoais cada vez que envia um currículo. Se for demasiado óbvio que enviou a candidaturas para diversas empresas em simultâneo, muito provavelmente será rejeitado.

Ao adaptar a candidatura a cada função, demonstra que está realmente interessado e empenhado em conseguir o emprego. Personalize o currículo a cada anúncio e a cada tipo de engenharia.

Liste acontecimentos chave

Utilize tópicos daquilo que já alcançou para facilitar a leitura do seu currículo. Opte também por quantificar os resultadores para que os recrutadores entenda a importância do seu trabalho.

Adicione uma lista de projectos

Dependendo da sua especialidade e dos seus anos de experiência, selecione alguns projectos que deva incluir na sua candidatura.

Se esta opção ocupar muito espaço no seu currículo, opte por enviar em separado – tal como um portefólio.

Seja honesto

O seu currículo deve ser atractivo mas deve evitar utilizar coisas que não sejam reais ou verdadeiras. Não tente embelezar demasiado o seu CV, acrescentando facto fictícios.