Dicas de CV para profissionais das Artes

No que diz respeito aos currículos dos profissionais de áreas mais artísticas, a apresentação é crucial.

Um currículo bem escrito, criativo e apelativo é essencial para se destacar dos restantes profissionais deste sector. Conheça aqui algumas dicas sugeridas pelo Monster:

Estrutura – Do’s e Don’ts

O objectivo do seu currículo é despertar o interesse em si. No meio das Artes principalmente, enquanto candidato, tem que se divulgar a si próprio e a sua candidatura deve revelar o seu talento e reflectir a sua personalidade.

O CV deve ser de fácil leitura mas, no entanto, distinguir-se esteticamente dos restantes. Deve ter um design e uma estrutura elegantes e o conteúdo deve estar bem organizado e estruturado.

Evite utilizar demasiados gráficos, ilustrações pouco claras e letras demasiado coloridas.

Conteúdo Relevante

Apesar de, neste sector, a estrutura e o design serem fundamentais, não se deve descuidar no conteúdo. Inclua conteúdo e informação relevante para o recrutador:

Experiência cronológica: identifique os nomes dos seus antigos empregadores e as datas em que esteve em cada empresa. Caso trabalhe em regime Freelancer, inclua os nomes de alguns dos seus principais clientes. A sua experiência profissional deve ser o factor “WOW” do seu currículo.

Lista de publicações ou prémios: muitos dos profissionais desta área esquecem-se de incluir uma lista dos trabalhos que têm realizado. Esta informação é essencial para avaliar que tipo de profissional é.

Habilitações: destaque esta informação no seu currículo de forma criativa. Se for recém-licenciado é ainda mais importante que o faça.

Competências informáticas: não assuma que o recrutador irá deduzir que competências possui através da sua experiência. Liste as competências principais e relevantes para a função a que se candidata.

Portefólio

Para além de ser aconselhável incluir um resumo dos seus projectos no seu currículo é essencial que envie o seu Portefólio: é a ferramenta que comprova o seu trabalho.

É aqui que demonstra o seu valor profissional ao recrutador. Para além de incluir os seus projectos, deve estar bem organizado e contar uma história (ao invés de simplesmente ter os seus trabalhos de forma aleatória).