Com a chegada de 2018 é tempo de novos começos, novas mudanças e de estabelecer novas metas. É a altura do ano em que muitas pessoas começam a pensar em procurar um novo emprego, ou até mesmo mudar as suas carreiras profissionais. Para falar a verdade, janeiro é o mês mais movimentado do ano relativamente à procura de emprego.

O Ano Novo é sinonimo de “Hora da Mudança”

Para aqueles que estão a analisar o emprego e uma mudança de carreira, com a chegada do novo ano é a altura perfeita para refletir sobre a experiência e decidir qual a direção a seguir.

Os recrutadores estão a contratar e as oportunidades de emprego são muitas.

Se já pensou em mudar, deve saber que não está sozinho. A maioria das pessoas muda de emprego 10 a 15 vezes durante a sua vida profissional, por isso não precisa ficar numa carreira que não é a ideal para si.

Existem algumas razões pelas quais pode sentir a necessidade de permanecer num determinado emprego que não o satisfaz, mas a principal razão é não ter um plano bem definido e claro para uma carreira alternativa.

Ao clarificar os seus objetivos de carreira e pensar que tipo de carreira gostaria de ter, pode ser o impulso que precisa para a mudança profissional.

Por isso já sabe, pense no Ano Novo como a altura ideal para iniciar um novo começo e aproveite bem essa energia. Veja algumas atividades que podem ajudá-lo a traçar novos objetivos.

7 dicas para definir Objetivos de Carreira para 2018

1. Faça um inventário das suas competências

Analise o seu trabalho, voluntário, extracurricular e o seu histórico académico e identifique atividades ou elementos de trabalhos que considere divertidos e cheios de energia.

Realize um inventário das competências que gostou de usar. Depois crie uma lista de competências preferenciais e também de atividades que possivelmente gostaria de desempenhar na sua nova carreira.

2. Empenhe-se numa pesquisa de carreira profissional

Leia sobre oportunidades de carreiras, através da internet ou livros.

Identifique duas possíveis carreiras profissionais para pesquisar uma em cada semana e tire apontamentos sobre as mesmas. De seguida, avalie as duas carreiras em relação à lista de competências preferidas. Depois elabore uma lista de perguntas para que possa pesquisar e avaliar posteriormente a adequação da carreira.

3. Veja o que os seus contactos fazem

 Tenha curiosidade sobre a vida profissional dos seus contactos em redes sociais. Pense nas funções dos seus colegas, fornecedores ou clientes que podem ser boas referências e que possam conversar sobre o trabalho. Partilhe a sua lista de competências e peça-lhes a opinião sobre opções de carreiras que sejam do seu interesse.

Peça aos seus contactos apresentações de empresas a outras pessoas que eventualmente conheçam e pergunte se é possível marcar uma entrevista informativa.

4. Configure um “emprego sombra”

Configure algumas oportunidades de “emprego sombra” (aprender sobre determinado trabalho, passando algum tempo com um profissional) nas áreas do seu interesse, por exemplo durante um período de férias para que tenha uma maior perceção do trabalho.

5. Faça voluntariado para ganhar experiência

Se lhe for possível pesquise alguns centros voluntários dentro da área do seu interesse. Por exemplo, se está a ponderar sobre um trabalho na área de geriatria, faça voluntariado num centro para idosos.

Caso esteja na escola, seja desempregado ou a trabalhar a partir de casa, pense num estágio a tempo parcial na área que quer seguir.

6. Volte ao tempo da escola

Se a área do seu interesse lhe exige uma formação adicional, pondere frequentar aulas online para que possa aumentar os seus conhecimentos, veja a ofertas das universidades ou considere fazer um curso numa escola comunitária ou num centro profissional que se adapte ao que deseja.

Marque reuniões com professores do curso em que está interessado e saiba mais sobre o planeamento do mesmo e se lhe será útil.

7. Entre em contacto com o estabelecimento de ensino

Caso precise de mais ajuda, entre em contacto com a pessoa responsável pela área da empregabilidade da sua faculdade (ou outro) para que o possa encaminhar da melhor forma possível. Nem que seja encaminhar para um contacto específico da sua área de interesse.

 

Para a maioria das pessoas, o foco da sua carreira profissional não surge do nada, mas sim do envolvimento com o mundo do trabalho e com os profissionais que fazem parte dele.

Porque não começar o Novo Ano com o objetivo de encontra novas opções para uma nova carreira profissional?

 

Fonte: The Balance