emprego para recém-licenciados

É recém-licenciado e tem tido dificuldade em encontrar um emprego? Sem experiência profissional é difícil mostrar aos recrutadores que se é o candidato ideal para a função.

Para o ajudar a ter sucesso na procura de emprego, veja aqui as principais dicas para recém-licenciados, segundo a Money Crashers.

1. Mantenha-se positivo:

Não se deixe desanimar se não encontrar emprego logo após terminar a licenciatura. Lembre-se que já ultrapassou muitos desafios durante o percurso académico. Mantenha a determinação e continue à procura!

2. Reduza os custos de vida:

Neste momento não está a receber ordenado, pelo que deve ter atenção às suas despesas. Tente reduzir os gastos com refeições (aproveite que está em casa para cozinhar), saídas à noite e transportes. Reduza despesas, mas não deixe de se divertir.

3. Construa uma rede de networking:

Lembre-se que um conhecido/familiar/antigo professor poderão ajudá-lo a encontrar um novo emprego. Comunique-se junto de:

  • Associações de antigos alunos da sua faculdade;
  • Eventos de networking;
  • Feiras de emprego;
  • Conferências;
  • LinkedIn;
  • Professores da sua faculdade;
  • Amigos;
  • Conhecidos…

4. Considere prosseguir os estudos:

Se não está a conseguir encontrar emprego sendo recém-licenciado, pondere fazer um mestrado ou integrar cursos de formação especializada. Estará a potenciar o seu currículo vitae, ganhar competências e a manter o cérebro a funcionar.

5. Mantenha-se ocupado:

É verdade que procurar emprego pode ser um trabalho full-time. Procure, no entanto, utilizar parte do tempo para desenvolver o seu hobby, trabalhar em part-time ou tirar cursos de especialização.

6. Expanda os critérios da sua procura de emprego:

Esteja disponível para trabalhar longe do seu local de residência,  em áreas de negócio diferentes da sua ou em posições para candidatos menos qualificados. Foque-se em “pôr um pé” dentro da empresa e esteja aberto a novas possibilidades.

7. Melhore as suas competências:

Se considera, ou lhe foi dito por um empregador, que não tem competências suficientes para determinada função, invista o seu tempo e energia em melhorá-las. Tire cursos de línguas, faça voluntariado, aprenda a utilizar novo software e aprenda como comunicar.

8. Faça voluntariado ou estágios não remunerados:

Integre um estágio não remunerado e ganhe experiência! Algumas empresas dão ajudas de custo como subsídio de alimentação e transportes. Aproveite para fazer um estágio na sua área de especialização.

Por outro lado, pode também aproveitar para fazer voluntariado. Aproveite a sua condição de recém-licenciado desempregado para ajudar quem mais precisa: idosos, crianças, sem-abrigo, animais… Ganhará experiência e competências necessárias no mercado de trabalho. No voluntariado poderá também conhecer membros preciosos da sua rede de networking.

9. Seja empreendedor:

Se não está a ter sucesso na procura de emprego, pondere abrir o seu próprio negócio. Poderá trabalhar em algo que o apaixona! Certifique-se que tem conhecimentos suficientes a nível de gestão e não só da sua área de especialização.

10. Crie um Blog e/ou Página nas redes sociais sobre a sua área de negócio:

Ao escrever e interagir com outros membros da comunidade estará a afirmar-se como especialista na sua área. Faça muita pesquisa e comunique-se de forma inteligente!

12. Melhore a sua candidatura:

Aposte fortemente num bom CV e carta de apresentação. Procure compreender que formatos e informações tendem a ser melhor sucedidos junto dos empregadores. Esteja presente em sites de emprego e procure regularmente novas oportunidades de emprego.

13. “Limpe” a sua presença online:

Agora que é um recém-licenciado à procura de emprego, seja cuidadoso com a sua presença na internet. Lembre-se que os recrutadores vão procurá-lo no Facebook e Twitter. Crie um email profissional (tiaguinhogiro78@hotmail.com não lhe vai trazer entrevistas…) e um perfil no LinkedIn.

 

Se é recém-licenciado, siga estas dicas e será bem sucedido na procura de emprego!