linkedin google plus facebook twitter
Home / Entrevistas / Dicas para responder: “Qual é a sua empresa ideal?”

Dicas para responder: “Qual é a sua empresa ideal?”

Uma dica: Dê uma resposta com base no local de trabalho ideal para si e com a empresa para a qual está a ser entrevistado.

Quando na entrevista lhe perguntam: “Qual é a sua empresa ideal?”, automaticamente pensa: “Uma empresa que pague bem, que ofereça férias ilimitadas e que numa semana só trabalhe quatro dias.”

Pode ser um sonho seu, mas tem que ter a noção que o entrevistador espera uma resposta coerente e na realidade bem fundamentada.

Segundo Michele Jennae, coaching e CEO da Perpetual Career Management, na Califórnia, os entrevistadores “estão interessados em encontrar alguém que corresponda à empresa e com perfil para a vaga”. E reforça, “Esta correspondência não consiste só em qualificações, mas também na motivação, atitude, potencial, cultura e muito mais”.

Como tal, deixamos algumas sugestões que o podem ajudar a responder a esta pergunta, e que deixarão o entrevistador impressionado.

Seja sincero

Para evitar uma resposta vazia e previsível, precisa de saber muito bem o que realmente pretende num local de trabalho e mostrar que o que quer não é igual ao que os outros querem.

Por isso , e como menciona Jonh J. Brady, diretor executivo da Protem Partners, empresa sediada em Filadélfia, “Pense em que aspectos a ‘empresa ideal’ se relaciona consigo”, pois “quando se identifica, sabe responder sinceramente e será mais convincente”.

Então defina bem o tipo de ambiente em que gostaria de trabalhar. Marilyn Santiesteban, assistente de direção na Escola Bush de Governo e Serviço Público da Texas A & M University expõe o seguinte “Pense se trabalha melhor em equipa ou sozinho? Gostas de ambientes inovadores ou gosta de um ritmo acelerado? Ou mais hierárquico? Seja claro sobre os elementos que lhe permitem ter o melhor desempenho possível.”

Dica de resposta: “ A minha empresa ideal é aquela que dá valor aos colaboradores individuais e incentiva-os a falar e a partilhar ideias. E que tenha um compromisso com a sustentabilidade”.

Tenha uma linha de pensamento

Para ficar bem visto é fundamental que prepare uma resposta com base nos próprios valores e e de que forma estes se relacionam com os valores da empresa. Através desta resposta é que vai perceber se fez bem o seu trabalho de casa e de alguma forma compensou o esforço. Como tal, use um ou dois valores específicos que identifique consigo e mostre o que representam para si.

Isso revela o seu raciocínio e preparação.

Dica de resposta: “Sei que a sustentabilidade faz parte da missão desta empresa. E que a consideram em todos os projetos”.

Concentre-se no que pode oferecer

A sua empresa ideal deva ajudá-lo a ser o colaborador ideal. E vai querer mostrar isso.

Brady faz a seguinte observação, “ uma resposta concentrada exclusivamente nas regalias e benefícios dos colaboradores pode não correr muito bem.” uma vez que “sugere que uma pessoa está interessada só no que obtém e não no que pode contribuir para a empresa”.

Para Jeanne, a sua resposta deve mostrar que realizou uma pesquisa sobre a empresa e os desafios que enfrenta. E que na empresa ideal, será parte da solução desses desafios.

Dica de resposta: “A minha empresa ideal apresentaria emocionantes desafios que me permitiriam mostrar o meu interesse e experiência. A minha experiência em desenvolver métricas, pode ser bastante útil para impulsionar o negócio”.

 

Fonte: Monster

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*