Chegou a altura das férias! E muitas pessoas deixam os seus escritórios para irem para as suas férias de sonho. Querem aproveitar para descansar e não pensar no emprego por uma, duas ou três semanas. Mas antes de arrumar as malas com bronzeadores, vestidos de verão, camisas e o biquíni novo, há ainda algo importante para fazer.

É isso mesmo, tem de configurar a sua caixa de correio electrónico com uma mensagem a indicar que estará ausente do escritório. Pois não vai querer que as pessoas lhe escrevam emails com reclamações e a questionarem o facto de ainda não ter respondido.

Veja de seguida algumas ideias, que julgamos divertidas, para personalizar a sua mensagem

Sugestões de Out-of-office

Não há muito tempo, escrevíamos um email para um amigo e imediatamente recebíamos uma resposta do género:

 “Olá, estou em viagem e sem internet. Voltarei no dd / mm. Até lá.”

Acabávamos por ficar com a sensação que estaríamos a incomodar de alguma maneira.

Normalmente, recebemos mais emails e mensagens quando estamos de férias, do que propriamente quando estamos a trabalhar no escritório. Então devemos considerar em colocar a dita mensagem?

Independentemente das políticas da empresa, quando estiver fora do escritório, não tenha receio de o anunciar. É fundamental para o seu bem-estar estar desconectado por algum tempo e manter os seus contactos informados sobre a sua ausência.

E quando o fizer, porque não colocar mensagens out-of-office divertidas como as que se seguem? Pelo menos quem fica no escritório têm algo para sorrir.

“Estarei fora do escritório e volto na próxima semana. Tenho acesso incrivelmente fácil ao telefone e ao e-mail, mas garanto que não será utilizado para fins de trabalho.”

Muitas pessoas avisam os colegas de trabalho que estarão disponíveis, mesmo estando fora. Por que não dizer aos seus colegas que, embora leve o seu computador durante as férias, nem sempre vai usá-lo. Acredite que férias com trabalho, não são férias. Continua a ser trabalho, mas com vistas mais bonitas.

“Não estou no escritório agora, mas caso seja importante envie-me um WhatsApp com o assunto “Interrupção das suas férias”.”

Certamente, quando os seus colegas descobrirem essa mensagem, vão lhe enviar WhatsApps com “cumprimentos do escritório” e fotos de coisas que tenha dito para não fazerem. Como por exemplo, usarem a sua caneca favorita. É isso que os colegas fazem. Por isso, perdoe-os por serem assim mesmo.

“Estou de férias até  dia dd/mm/aaaa. Permitirei um email por cada remetente, caso me envie vários e-mails, eliminarei aleatoriamente todos emails até ficar apenas um. Escolha sabiamente. Por favor, tome nota que já me enviou um email.”

Se está de férias, não pode ter piedade das pessoas. Precisa de tomar algumas medidas, nem que seja “assustar” (de forma divertida, claro) um pouco as outras pessoas, como por exemplo dizer que vai eliminar os emails. Pode ser que resulte.

“Estarei fora do escritório o resto do dia sem acesso ao email. Se for urgente, ligue para o 112 (ou contacte o meu colega Pedro)”

Nem sempre o nosso trabalho exige estarmos em stand-by. Muitas pessoas não percebem isso, então esta mensagem pode deixá-las a pensar.

“De férias. (No fundo estou à espera de ganhar o Euromilhões e nunca mais voltar).”

As pessoas podem sonhar, certo?

“Obrigado pelo seu email. Estou de férias com a minha família pela primeira vez em (o que parece ser) desde sempre. Para assuntos urgentes, a minha colega Maria irá ajudá-lo. Ela não tem uma capa, mas basicamente é a superwoman. Vejo-o em breve, António.”

Quando tem alguém que vai ser responsável pelo seu trabalho enquanto estiver fora, criar uma mensagem simpática é mais fácil. Afinal esse colega de trabalho fará o seu trabalho, enquanto estiver na esplanada da praia a beber uma bebida de verão. Um pouco de estima por essa pessoa é incrível, e isso fará parecer haver uma confiança mútua e mostra ao remetente que é um bom colega de equipa.

Este email é um original de Mike Baird, Premier de New South Wales, Austrália. E se falarmos em pessoas importantes, certamente não vai querer perder um email dessas pessoas na sua ausência.

“Estou fora do escritório de 11/08 a 17/08 e não terei acesso aos emails. É provável que a sua mensagem seja engolida num mar de banalidades na caixa de entrada, e nunca mais irá ser vista. Se precisar de uma resposta, reenvie o seu email depois do dia 18/08. Para questões urgentes, entre em contacto com a minha colega Rita. Caso seja o Presidente da República, ligue-me. Precisamos de conversar.”

E por falar novamente em pessoas importantes. Não vai querer perder um email do Presidente da República enquanto estiver de férias. Por este motivo é que deve ativar a mensagem de out-of-office.

Mensagens de ausência do escritório

Não tenha medo de criar mensagens de “out-of-office”. Pois, tem todo o direito de desconectar-se do trabalho e de relaxar, para que possa voltar ao seu emprego ainda com mais energia.

E, de certa forma está a dar aos seus clientes uma razão para sorrir. No fim de contas, isso faz parte do seu trabalho diário. Por isso, considere-o feito!

 

Fonte: Live Chat