ser lider como steve jobs

Os líderes natos como Steve Jobs (co-fundador, presidente e diretor executivo da Apple Inc.), Elon Musk (empreendedor bilionário em empresas como a Paypal) e Oprah Winfrey (apresentadora de televisão e empresária norte-americana)… já nasceram assim, ou desenvolveram conhecimentos que lhes permitiram ver as indústrias de uma maneira diferente da de todos os outros?

Ser um líder visionário é desenvolver competências específicas e maneiras de ver o mundo. E isto é algo que todos nós podemos aprender a fazer melhor no nosso emprego.

Se quer aperfeiçoar as suas próprias habilidades visionárias como Steve Jobs fez, aqui estão alguns conselhos de Minda Zetlin:

  1. Aprenda a identificar tendências

Para se ter visão, é necessário começar pela observação. É por isso que os líderes visionários estão constantemente a estudar, não só as suas próprias empresas e indústrias, mas também as outras indústrias.

Os líderes visionários são particularmente bons a identificar tendências e oportunidades. Alguns deles documentam os seus encontros e tiram notas todos os dias. A cada duas semanas, tiram uma hora para rever essas notas.

Outra forma para se ter visão, é a de procurar constantemente novas experiências. Por exemplo, uma vez por ano (pelo menos), tente assistir a um evento ou conferência sobre um tema fora da sua área de especialização. Estas são maneiras práticas para identificar padrões, ter novas ideias e descobrir novas oportunidades.

  1. Esteja atento aos contratempos do dia-a-dia

Esteja atento ao negócio no seu dia-a-dia e tenha a capacidade de usar essas informações para encontrar novas formas de fazer as coisas.

O método inovador do IKEA de vender móveis parcialmente montados surgiu da observação, por exemplo. Se os clientes não conseguiam levar os móveis no carro, porque não vender os móveis desmontados para lhes facilitar a vida e ao mesmo tempo não se perderem vendas?

  1. Olhe para além das oportunidades imediatas

Os líderes visionários aproveitam as oportunidades para expandir o negócio.

Walt Disney, por exemplo: o sucesso da sua empresa começou com uma visão, não só para a indústria cinematográfica, mas também para outras áreas.

A Disney esboçou desde o início uma estratégia de merchandising para a sua empresa, expandindo o seu negócio na área dos parques temáticos e dos brinquedos, para além dos filmes animados.

  1. Não espere que esteja tudo perfeito

Não se fique por ali. Não dê um projecto logo por concluído na sua empresa ou no seu emprego. Há sempre algo a melhorar, tal como aconteceu com o primeiro iPhone e o primeiro iPad. Os líderes visionários não param com a sua primeira tentativa. Eles adaptam-se e procuram constantemente novas informações e oportunidades para melhorar.

Já agora, conheça 5 tipos de pessoas que são promovidas no trabalho.

  1. Partilhe a sua visão

Pense em como a sua ideia vai melhorar a vida das outras pessoas e em como as pode impressionar. Seja positivo e mostre a sua ideia com entusiasmo.

Esse foi o segredo do sucesso de Steve Jobs. As demonstrações dos seus produtos eram lendárias e meticulosamente preparadas. Ele garantia que os produtos da Apple eram apresentados aos clientes da melhor forma possível.

Não cometa o erro de confiar numa ideia brilhante sozinho. O apoio e a participação activa dos outros pode melhorar consideravelmente a sua visão. Já a falta de apoio pode fazer com que as melhores ideias percam consistência.

Os líderes visionários não têm medo de partilhar as suas ideias e de receber críticas.

Saiba também o que fazem as pessoas de sucesso nos tempos livres.

Seja você o dono de um negócio, ou um colaborador de uma empresa, aproveite as oportunidades que estão à sua frente para ir mais longe!