linkedin google plus facebook twitter
Home / Candidaturas / Emprego novo: 7 coisas que não deve fazer

Emprego novo: 7 coisas que não deve fazer

Sabemos que começar num emprego novo é bastante emocionante, mas ao mesmo tempo assustador. Mas pense, com isso tem a oportunidade de começar de novo, aprender coisas novas, atualizar as suas competências, enfrentar novos desafios e fazer novos colegas.

Até aqui parece tudo fantástico, porque está preocupado com os seus novos colegas ou em impressionar o seu novo chefe.

Por isso, ficam aqui sete dicas para que comece bem enquanto tiver nesta mudança:

1. Não assuma nada sobre o detalhes.

Se dias antes ninguém o informar sobre as horas a que deve se apresentar no local de trabalho, então ligue ou envie um email para o seu contacto. Quem deve fornecer essas informações é o seu chefe ou o departamento de recursos humanos. Não assuma que sabe a que hora chegar, pois corre o risco de chegar mais tarde.

Também é importante saber para onde deve ir. Não perca tento ao tentar descobrir. Pois acaba por chegar atrasado e isso pode deixá-lo stressado no primeiro dia.

2. Não ignore ajuda do novo colega de trabalho

Aceite a ajuda dos seus novos colegas de trabalho. E não se preocupe se isso o faz parecer mais desprotegido. Muitas pessoas gostam de ajudar os recém-chegados, fá-los sentirem se bem consigo mesmos. Além de que pode ajudar também na construção de uma boa relação no trabalho.

3. Não negue um convite para almoçar

Outra forma de se relacionar com os seus novos colegas de trabalho é aceitar os convites para almoço. Se o convidarem para almoçar fora, ou até mesmo na copa, é porque a pessoa está simplesmente a tentar conhecê-lo e também a tentar que se sinta mais à vontade. Todos nós sabemos como é começar um novo emprego.

E muito importante, tente resistir aos encontros com os seus antigos colegas, em vez de ir com os seus novos colegas.

4. Não fique preso às cusquices do escritório

Quer seja durante a hora de almoço, ou junto à máquina da água, as cusquices estão em todos os locais de trabalho. Não ignore mas também não partilhe. Mantenha os ouvidos abertos, mas a boca fechada. Pois pode obter informações preciosas, como por exemplo, o bom humor do seu chefe.

Mas para seu bem, não contribua para a conversa. E lembre-se que nem tudo o que ouve é verdade.

5. Não demonstre que não quer aprender mesmo que já saiba

Mesmo que desempenhe as mesmas tarefas que no seu antigo trabalho, a sua mudança dá-lhe a oportunidade de modificar muita coisa. Como tal, esteja disposto a aprender novas técnicas para concretizar as tarefas iguais ou idênticas.

Os seus métodos de trabalho podem ser bons, mas se ainda assim não forem significativos, aprender novas formas de concretizar o nosso trabalho pode se benéfico para nós. As coisas tornam-se mais interessantes, isso pode ser uma ajuda contra o tédio e melhorar o seu trabalho.

6. Não faça queixas do seu ex-chefe ou colegas

Ao queixar-se do seu antigo chefe e colegas, os seus atuais colegas podem criar a sua própria história sobre o acham que pode realmente ter acontecido.

Pode pensar que os seus colegas o vão considerar o herói da história, mas não se esqueça que o contrário pode acontecer, afinal eles não o conhecem. Pois também eles, vão se perguntar se num eventual próximo emprego seu, se também irá dizer mal deles. Como tal, partilhe as suas queixas com amigos e família. Está num local e ambiente novo.

7. Não partilhe informações pessoais

Por norma, acabamos de partilhar sempre alguma informação pessoal com os colegas novos, mas é muito má ideia quando começamos a trabalhar com eles.

Pois precisa de tempo para saber quem á pessoa com quem pode partilhar a informação confidencial, quem espalha a cusquice e quem aproveita a oportunidade de usar essas informações para contaminar a chefia.

 

Fonte: The Balance 

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*