Como conseguir emprego em Vendas, mesmo sem experiência

Muitos dos candidatos se questionam como será possível conseguir um emprego em vendas, quando é requisito ter pelo menos dois anos de experiência na área?

Apresentamos-lhe 6 estratégias para conseguir emprego em Vendas mesmo que não tenha a experiência pedida pelos recrutadores:

1. Seja persistente

Profissionalmente, quando é persistente, é mais provável que o recrutador lhe dê o benefício da dúvida. Sobretudo nesta área, querem ver como reage à rejeição e à incerteza e como irá lidar com objecções.

Encontre alguém que o possa apresentar, depois envie e-mails e se necessário telefone para obter feedback, sempre com um tom optimista.

Escreva uma carta de apresentação com duas ou três frases e envie directamente para o responsável pelo recrutamento, explicando por que motivo o deve contratar a si ou pelo menos entrevista-lo. Por exemplo, “Vou trabalhar tão arduamente para vender para a empresa como estou a fazer para conseguir este emprego”, é uma boa forma de começar.

2. Faça o trabalho de casa

A queixa nº 1 em relação aos candidatos a vendedores é a sua falta de preparação. A entrevista deve ser encarada como uma chamada para um cliente. Lembre-se: está a vender-se ao recrutador enquanto profissional. Quando for a sua vez de falar, demonstre que está preparado ao dizer algo como “enquanto me preparava para esta entrevista…”, listando depois aquilo que fez, como por exemplo:

  • “Li os vossos últimos três relatórios”;
  • “Li a vossa missão, valores e objectivos e vi que me enquadro porque (…)”;
  • “Fiz uma entrevista informativa com um dos vossos clientes para saber como vendem e apresentam os vossos serviços.”

3. Personalize o seu currículo

O seu currículo deve estar adaptado ao sector a que se candidata e, sobretudo, à empresa. Sobretudo quando não tem experiência, um CV genérico não o vai beneficiar.

4. “Venda” os seus sucessos

A necessidade de alcançar sucessos continuamente é a chave para qualquer vendedor. Prove que é alguém que regularmente alcança algo. Apresente dois ou três sucessos profissionais e mais alguns em outros aspectos da sua vida. Caso não tenha experiência em vendas, demonstrar sucesso noutras áreas pode ser um bom indicador do seu potencial.

5. Tenha uma mente de vendedor

Se quer conseguir um emprego nesta área, é importante que tenha algum conhecimento sobre vendas e sobre argumentação. Discuta a importância de entender as necessidades dos consumidores e de apresentar soluções.

Faça questões sobre a filosofia de vendas da empresa e sobre que tipo de abordagens preferem.

6. Dê exemplos de Persuasão

Reflicta e encontre alguma situação em que tenha convencido alguém a fazer algo que queria que fizesse. Descreva de que forma alcançou objectivos e o que levou outras pessoas a fazer por ordem a alcança-los. Demonstre de que forma já tem as competências necessárias para a função a que se está a candidatar.

Fonte: Monster