linkedin google plus facebook twitter
Home / Entrevistas / Como concluir a sua entrevista de emprego com sucesso

Como concluir a sua entrevista de emprego com sucesso

Quantas vezes não terminou uma entrevista e se perguntou em que ponto estava com o entrevistador ou quais seriam os próximos passos? Possivelmente muitas vezes, mas porque provavelmente nunca colocou uma questão clara.

Reflita sobre o seguinte: preparou a entrevista, pesquisou a empresa, elaborou a melhor forma de chegar até à entrevista, respondeu às perguntas colocadas na entrevista com o máximo potencial. No fim da entrevista, o entrevistador pergunta-lhe se tem alguma dúvida e responde… NÃO! Pois é, pode até ter um currículo impressionante, ou ter tido a entrevista perfeita, mas dizer que não a uma pergunta pode excluí-lo automaticamente da seleção.

Primeira Impressão vs Impressão Final

Certamente e naturalmente sabe que existem as boas e as más impressões, e se é importante causar uma boa primeira impressão, também a impressão final tem importância. Como tal, a forma como termina a entrevista é indiscutivelmente o estado mais importante, principalmente na área de vendas.

Então, quando está em vendas perderia o negócio? Enquanto se prepara para a entrevista e para as perguntas que lhe poderão fazer, pense também na forma como vai encerrar a entrevista e as perguntas que pretende fazer. Veja algumas dicas.

Resuma o seu interesse

Faça perguntas no final da entrevista, como por exemplo, “ Qual é chave para o sucesso desta função”, “ Como descreve a cultura da empresa?” ou “ O que procura no candidato ideal?”. Estas são algumas perguntas, que NÃO encerra o fim da entrevista, por isso não seja tímido em expressar o seu entusiasmo pela função e leve-o até ao fim.

Comece por dizer “Obrigado pela entrevista de hoje. Acredito que esta função está de acordo com as minhas competências e estou interessado em avançar no processo.”

Prepare uma pergunta de fecho

Coloque questões como: “Com base na minha experiência e nas competências discutidas ao longo da entrevista, como posso ajustar o meu perfil ao que procura?” ou “Que tipo de preocupações tem, que impeçam avançar com o processo?”.

Esta é uma forma de terminar a entrevista sem que o entrevistador dê uma resposta de sim e não. Torna-se mais suave e muito eficaz como acabará a entrevista.

Seja directo e diga aquilo que quer

Outra forma de encerrar a entrevista é mostrar o seu interesse pela vaga “Existe alguma reserva sobre mim?” Essencialmente é uma pergunta fechada de resposta sim ou não, no entanto não é muito recomendado a menos que seja um fim difícil.

Por exemplo, se a resposta for não, e dependendo do momento em que se encontra na entrevista, “Excelente, podemos avançar e agendar um horário para o próximo estágio?” ou “ Excelente, quando posso começar?”. Caso o entrevistador responda sim, então tem a oportunidade de questionar as suas preocupações e abordar cada uma delas.

Seja diferente

Quando uma pessoa de RH lhe perguntar “Quer fazer alguma pergunta sobre mim ou sobre a vaga?”, faça-se notar e seja diferente ao responder “Sim tenho algumas. Mas muitas questões não podem ser respondidas rapidamente.

Como tal, podemos marcar uma segunda reunião?”. Naturalmente este resposta/questão pode funcionar se tiver realizado uma pesquisa sobre a vaga e a empresa. Deve sentir confiante sobre as sua dúvidas, e que só o seu potencial novo chefe possa responder.

 

Se encerrar as suas entrevistas segundo estas dicas, irá mostrar à pessoa que o entrevistou o seu interesse pela função e pela empresa. Um fecho firme, uma preparação completa, uma boa primeira impressão, pode resultar relativamente ao aproveitamento da oportunidade da entrevista e quem sabe ser contratado pela empresa.

 

Fonte: The Undercover Recruiter

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*