linkedin google plus facebook twitter
Home / Leis Laborais / Engenheiros: Ordem vai certificar os currículos

Engenheiros: Ordem vai certificar os currículos

engenheiros-curriculos-serão-certificados-pela-ordem

 

A ordem dos engenheiros vai certificar currículos de milhares de profissionais num projeto inédito, a nível mundial, e que terá um investimento de meio milhão de euros.

O Projeto Valorie – Sistema de Valorização de Competências e Qualificação Profissional –  está a ser desenvolvido pela Ordem dos Engenheiros da Região do Norte (OERN) e irá entrar em testes no início de 2016. Esta medida será financiada pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) e envolve 44 mil engenheiros.

Este programa pretende desenvolver um Sistema Curricular de Desenvolvimento Profissional que atesta e regista as competências dos engenheiros, conforme os atos de engenharia em que cada um adquiriu experiência.

Objetivos do projeto:

  • Cada profissional terá um Currículo registado e certificado pela Ordem
  • Será possível criar uma base de dados e assim valorizar a experiência profissional de cada engenheiro
  • Garantir mais facilmente o reconhecimento das competências dos engenheiros no contexto nacional e internacional
  • Apoiar os emigrantes e as empresas nacionais à procura de internacionalização
  • Este modelo certificado deverá ser exigido pelo Governo, pelos decisores e pela opinião pública

Vantagens desta medida:

  • Simplificar as exigências dos concursos públicos
  • Confere uma dimensão de prestígio e credibilidade aos engenheiros
  • Este novo modelo de CV vem contrariar uma “Falta de Transparência” que tem derivado dos ajustes dos currículos, por parte das empresas, à medida do que é exigido
  • Contribuir para a validação de um “Cartão Europeu do Engenheiro” capaz de estabelecer equivalências entre profissionais de diferentes países

De acordo com Fernando de Almeida Santos, presidente da QREN, este projecto “vai privilegiar a mobilidade dos nossos engenheiros” e conta com o apoio das Organizações dos Engenheiros em Espanha.

Outras medidas

Ao mesmo tempo, está a ser desenvolvido um novo programa com as três Universidades do Norte com os melhores cursos de Engenharia (Universidade do Porto, Universidade do Minho e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) em conjunto com a Associação Empresarial de Portugal e a Associação Industrial Portuguesa.

O objetivo deste programa é criar o “Parque Interactivo do Engenheiro” para atrair alunos dos 14 aos 16 anos para a profissão. Este projecto irá funcionar no Porto e está previsto para Abril 2016.

Está também em preparação a Emissão e Transmissão de um programa dedicado aos Engenheiros num dos canais de televisão em sinal aberto.

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

One comment

  1. Paulo De Jesus Ferreira De Abreu

    Eu não sou do norte sou do sul não tenho mesmo direito…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*