5 Passos para escrever um nota de agradecimento

Saiu de uma entrevista de emprego e sente que acertou em cheio. Está confiante de que vai ser contactado em breve para começar o seu novo trabalho.

Mas, passa-se uma semana e nada… E, depois, mais uma semana. Passa um mês. Nada. Nem uma palavra. Você resolve entrar em contacto com o recrutador, mas é informado de que a vaga já foi preenchida – você não conseguiu o emprego.

Onde foi que errou, afinal?

Bem, se não fizer um passo importante depois da entrevista, pode ser posto de parte… E esse passo é escrever uma nota de agradecimento.

Pode pensar que uma nota de agradecimento é uma pequena parte do processo de procura de emprego, uma cortesia até desnecessária, mas é aí que pode estar a errar. E como se esqueceu de enviar um agradecimento ao seu entrevistador, passou a última oportunidade de se destacar entre a concorrência.

Veja ainda os cuidados a ter após a entrevista de emprego.

Ok, então agora que sabe que é importante escrever uma nota de agradecimento após a entrevista de emprego, aqui estão os passos para a escrever, também sugeridos por Ariella Coombs:

Passo 1.

Agradeça-lhe o tempo

Isto pode soar a óbvio, mas algumas pessoas estão tão preocupadas em vender-se na carta de agradecimento que se esquecem de realmente agradecer ao entrevistador pelo seu tempo!

Leia aqui como agradecer ao recrutador.

Passo 2.

Mostre-lhe que está em sintonia

Deixe-o saber o quanto gostaria de trabalhar na empresa. Diga-lhe exactamente o que gosta na função/ ou cultura da empresa. Mostre-lhe que está em sintonia com ele. Dica: Se conheceu alguém que pode vir a trabalhar consigo nessa empresa, mencione o seu nome na nota.

Passo 3.

Mostre entusiasmo

Saliente a forma como está animado em poder trabalhar naquela função e diga-lhe por que acha que esta que é uma grande oportunidade para ambos.

Passo 4.

Reforce as suas principais qualificações

Depois de agradecer ao entrevistador reforce, de uma forma breve, as suas qualificações.

Acentue três das suas melhores qualificações, tal como foi falado durante a entrevista.

Agora que tem mais informação do que tinha antes da entrevista aproveite! Ligue as suas qualificações às necessidades que o empregador expressou durante a entrevista.

Mas, seja breve. Se exagerar, isso pode virar-se contra si.

Passo 5.

Seja breve

Lembre-se, que não está a escrever um romance, está a escrever uma nota. Mantenha-a curta e agradável.

 

Escrever uma nota de agradecimento é algo que deve fazer depois de cada entrevista de emprego, independentemente da forma como acha que correu. Não só é educado, mas é também uma grande ferramenta para se destacar.

Ah! E certifique-se de que envia o seu email no prazo de 24 horas!