recrutador liga em má altura

 

Finalmente aconteceu!

O telefone toca, o número é desconhecido, mas você atende porque está à procura de emprego e espera por um telefonema a qualquer momento! Só que neste preciso momento, você está no ginásio, na fila do supermercado, ou no caminho para ir buscar os seus filhos à escola…

Na verdade, quando o telefone toca nestas situações, pode ser difícil conseguir concentrar-se na conversa.

Sem falar no facto de que não vai ter o seu currículo ou outras notas à sua frente acerca da empresa que lhe está a ligar. (Tirou notas e pesquisou informações sobre a empresa, certo? Leu os 5 passos para ser bem-sucedido rapidamente?).

Então, resista à tentação de prosseguir com a conversa, por medo de que não ter outra oportunidade.

O que deve fazer é manter um tom correcto e saber como agir, como também indica este artigo de Jewel Bracy DeMaio. Veja como:

  1. Atenda o telefone correctamente

É importante mostrar como iria atender o telefone em circunstâncias profissionais.

Evite perguntar, “Quem fala?”, com um tom de quem está a evitar alguém. O tom errado pode fazer parecer que está a evitar cobradores de dívidas, e isso reduz o fluxo da conversa.

Em vez disso, sorria – sim, um sorriso através do telefone, nota-se.

Um simples, “Estou sim, bom dia! “, vai encaminhá-lo para uma agradável troca de palavras com o recrutador.

  1. Expresse gratidão e entusiasmo

Por telefone, a sua voz e atitude são as únicas impressões disponíveis ao recrutador nestes momentos iniciais. Esta é a oportunidade que esperava, por isso, mostre que está feliz. Independentemente do cenário em que se encontra, se teve um segundo para atender o telefone, então também tem um segundo para manter um tom positivo.

Continue a ser agradável. Diga: “Muito obrigado por me contactar. Eu estava à espera da sua chamada. Tenho andado entusiasmado com esta oportunidade desde que respondi ao anúncio. ”

  1. Diga a verdade

Esclareça que não pode falar agora, mas não entre em pormenores. Quando você telefona a alguém que não pode falar, o seu assistente administrativo diz: “De momento, ela está em reunião”, portanto, deve proceder de igual modo.

Mantenha o profissionalismo – não há necessidade de dizer que está a dois minutos de chegar a casa.

O seu objetivo é, educadamente, acabar com firmeza a chamada actual. Demonstre o seu profissionalismo e iniciativa através da marcação da próxima chamada.

Não diga apenas que não pode atender. Diga, em vez disso, ” Desculpa, eu não posso falar agora. Posso devolver a sua chamada daqui a uma hora? “.

 

Depois sim, vai ter tempo para responder a alguma questão do recrutador e tomar notas sobre o dia, hora e local onde irá ser entrevistado.

Seguindo estas regras, o recrutador não vai levar a mal a sua falta de disponibilidade momentânea e vai ficar com uma boa impressão sobre si.

E pelo sim pelo não, saiba como ser bem sucedido em entrevistas por telefone.