linkedin google plus facebook twitter
Home / Entrevistas / Entrevista por telefone: como se preparar para obter um resultado de sucesso

Entrevista por telefone: como se preparar para obter um resultado de sucesso

Entrevista por telefone - como se preparar para um resultado de sucesso_egoipost

 

Uma entrevista de emprego é uma situação que, por si só, deixa a maioria das pessoas nervosas. Quando realizadas pelo telefone, os nervos tendem a aumentar. O importante é lembrar-se que o principal objectivo será conseguir uma entrevista presencial e assim poderá forcar-se naquilo que diria se estivesse cara-a-cara com o entrevistador.

Molly Ford, fundadora do Blog “Smart, Pretty and Awesome” partilhou com o The Muse algumas técnicas para transformar uma entrevista de emprego pelo telefone numa situação de sucesso.

Pré-entrevista

1. Clarifique os detalhes

Certifique-se de que o horário da entrevista está esclarecido para ambas as partes e que se encontram no mesmo fuso-horário. Confirme também quem liga para quem. Exemplo: Espero a sua chamada às 16 horas locais. O meu número é…

2. Utilize apontamentos

A melhor parte de uma entrevista não presencial é que pode ter notas e apontamento à sua frente sem o entrevistador saber. Prepare uma cópia do seu currículo e escreva apontamentos sobre as experiências e competências que quer referir.

Prepare também uma lista completa de perguntas que pretende fazer durante a ligação. Utilize a distância sem eu benefício.

3. Vista-se correctamente

Está técnica é sobretudo mental, para aumentar a sua confiança. No momento da entrevista esteja bem vestido: assim prepara a sua cabeça para ser mais profissional.

4. Prepare o ambiente à sua volta

Garanta que no momento da entrevista estará num local calmo, com o telemóvel carregado e com um copo de água.

Ligue para um familiar ou um amigo do local onde está a planear receber a chamada para ter a certeza que o conseguem ouvir sem ruído ou distrações.

5. Mantenha-se focado

Antes da entrevista por telefone pense em três características que pretenda transmitir: criatividade, inteligência, pro-atividade, etc. Escreva esses três atributos no topo dos seus apontamentos para não se esquecer de como se quer apresentar.

Durante a entrevista

1. Pense antes de falar

Numa entrevista por telefone não consegue observar a linguagem corporal do entrevistador. Por este motivo deve esperar meio-segundo antes de começar a responder a qualquer questão.

Por vezes, o entrevistador pode fazer uma pergunta e depois continuar a falar. Assim evita que estejam os dois a falar ao mesmo tempo.

2. Fale devagar

Quando fala ao telefone pode parecer que está a falar a um ritmo mais acelerado. Assim sendo, fale devagar em todos os momentos da entrevista. Se possível, fale um pouco mais devagar do que fala no dia-a-dia.

3. Fale com as mãos

Mesmo que ninguém o esteja a ver, é importante gesticular enquanto conversa. Deste modo, a chamada aproxima-se mais de uma conversa real, o que o ajudará a acalmar os nervos e a normalizar a situação.

Pós-entrevista

1. Agradeça

Termine com um agradecimento da mesma forma que faria numa entrevista presencial. Caso a chamada tenha sido transferida por uma assistente pode ficar bem visto ao enviar-lhe também um rápido agradecimento por ter facilitado a entrevista.

 

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*