Entrevistas de emprego - 7 erros constrangedores e como resolvê-los

 

As Entrevistas de Emprego são um processo que deixa a maioria das pessoas nervosas. Ter que convencer um estranho de que é a pessoa certa para contratar nem sempre é fácil, principalmente quando sabemos que um erro pode deitar tudo a perder.

O The Muse apresenta 7 erros constrangedores mas que podem ser ultrapassados:

Falar mal do Chefe anterior:

Provavelmente não o fez de propósito, mas não deixa de ser embaraçoso. Quando se aperceber do erro respire fundo, peça desculpa e esclareça. Tente ser positivo e foque-se de novo em si.

No futuro, prepare antecipadamente o que pretende dizer e mantenha-se focado. Pode treinar respondendo às perguntas mais comuns em entrevistas de emprego.

Ter uma branca:

Esqueceu-se do nome de alguma ferramenta que costuma usar ou como se pronuncia uma certa palavra? Não há problema, seja honesto!

Peça desculpa e diga que se esqueceu completamente da palavra que pretendia utilizar e acrescente, por exemplo, “mais importante que o nome é o facto de ser essa ferramenta que me fez atingir estes resultados de forma rápida e eficaz”.

Ao focar-se no que é importante (e raramente é o nome em si) distrai o entrevistador do seu esquecimento.

Dizer uma asneira:

Claro que é algo que nunca deve acontecer mas por vezes ficamos tão eufóricos que pode escapar uma palavra desapropriada. Não ignore o acontecido mas também não se foque muito nisso.

Mais uma vez, seja sincero: “Desculpe, fiquei tão excitado com o assunto que as emoções tomaram conta de mim”.

No futuro, tente sempre manter a calma e respire fundo ao reparar que está a ficar mais emotivo.

Receber uma pergunta rasteira:

Por muito que se prepare para a entrevista vão sempre haver questões que não estava à espera.

Demore o seu tempo a responder. Não há mal nenhum em referir que “é uma boa questão” e pergunte ao entrevistador se há problema em que pense durante um pouco. Assim mostra que leva a entrevista a sério e que se preocupa com o que irá falar.

Pausas constrangedoras:

Terminou o que tinha a dizer e o que se segue é… Silêncio! O que deve fazer ou dizer? Fique a saber que provavelmente a situação só é constrangedora para si.

O entrevistador pode estar a reter informação ou a pensar na próxima questão e o silêncio ser necessário.

Conte até 5! Possivelmente não vai contar até ao fim, porque o entrevistador irá intervir. Caso não intervenha, inicie a conversa com uma pergunta relacionada com as suas respostas ou acrescente algo sobre si.

O seu telemóvel começa a tocar:

Não atenda mas também não ignore! Peça desculpa, ponha no silêncio, guarde e prossiga com a entrevista.

No futuro, tire sempre o som e verifique uma segunda vez.

A sua roupa não estar em condições:

Mesmo que tenha feito a seleção do que vai vestir no dia anterior, pode acontecer algum acidente momentos antes da entrevista e que não consegue solucionar a tempo (entornar café, por exemplo).

O que fazer? Relembre o entrevistador de que é humano utilizando, por exemplo, uma piada sobre o sucedido. De seguida peça desculpa e prossiga. O importante não é o humor mas sim esclarecer que não era suposto aparecer assim na entrevista e mostrar que se preocupa com a apresentação.