No dia em que passam 2 anos desde o lançamento do Alerta Emprego a 15 de Julho de 2013 trazemos-lhe um novo tipo de conteúdo: uma infografia que pretende apresentar, de forma visual e mais fácil de ler, as principais dicas para ser bem sucedido numa entrevista de emprego.

Esperamos que gostem!

Info - entrevistas de emprego 7 dicas para ficar com o lugar 1146x3320

 

1) Defina bem o objectivo: ̩ simples Рreceber uma proposta

Não se trata de chegar a horas, dar as respostas certas, comunicar bem o CV ou parecer inteligente. O objectivo é simples: ser o escolhido! Para isso, o recrutador deve ficar convencido de que tem o perfil certo e também ficar com vontade de trabalhar consigo. É essencial que goste de si e se veja a ser seu colega no dia-a-dia.

2) Faça pesquisa: fique a conhecer bem a empresa

Não faz sentido passar horas a pesquisar ofertas de emprego e a enviar CVs para depois não investir na entrevista quando finalmente é chamado. Conheça a empresa, os seus produtos e serviços, principais clientes. Leia notícias recentes. Pesquise os concorrentes. Saiba tudo o que puder. Vai ajudá-lo a conseguir ter uma conversa inteligente e interessada.

3) Vista-se bem: é essencial encaixar

Tente perceber como é que as pessoas se vestem nesta indústria, empresa e/ou departamento. Quanto menos destoar da norma, melhor para si. Não quer ser julgado pelo que veste, mas sim pelo que tem a dizer. Por isso a roupa deve fazê-lo “encaixar” e não chamar a atenção. Na dúvida, opte por ser mais formal do que o suposto.

4) Saiba conversar: faça com que o recrutador se lembre de si

Ninguém recruta alguém com quem não consegue ter uma conversa. Tente explorar interesses em comum com o entrevistador. Tenha uma conversa humana e seja genuíno. Não “leia” o seu CV – o recrutador já o fez! Conte uma história que fique na memória do recrutador e o ajude a visualizar porque é que tem o perfil, as competências, a atitude e a paixão certas para a função.

5) Tenha o mindset certo: foque-se nas necessidades da empresa

Não se trata de si. Não se foque em si e nas suas necessidades. Vá para a entrevista como se já trabalhasse na empresa. Tenha uma atitude de consultor e procure acrescentar valor. Chegue com ideias e sugestões de como a empresa pode melhorar e crescer. Mesmo que as ideias não sejam brilhantes, o recrutador vai perceber o seu interesse, entusiasmo e pró-actividade.

6) Treine (e volte a treinar): esteja preparado e elimine o stress

Peça a um amigo para o ajudar e fazer o papel de entrevistador. Filme as suas respostas e veja e reveja o resultado. Sim, a maioria das pessoas não se gostam de ver ou ouvir, mas faça um esforço. Irá ajudá-lo a melhorar o discurso e ter uma melhor postura. No dia vá com tempo para garantir que faz tudo com calma.

7) Acabe em grande: “peça” o emprego!

Acabe a entrevista a relembrar o motivo que o levou lá: diga que quer o emprego! Agradeça o tempo do recrutador e reforce o seu interesse, entusiasmo e vontade de trabalhar na empresa. Não se esqueça de ficar com os contactos do recrutador, para poder enviar um email de agradecimento e fazer follow ups.