linkedin google plus facebook twitter
Home / Entrevistas / Entrevistas: como definir o salário a pedir?

Entrevistas: como definir o salário a pedir?

Entrevistas como definir o salário a pedir

Em tempos de crise, onde a concorrência por cada vaga de emprego é maior, como deve definir o salário a pedir ao recrutador?

Antes de mais nada, convém observar que só deve fazer referência à sua pretensão salarial caso seja questionado pelo entrevistador. Uma boa sugestão, sobretudo na época em que vivemos, é dizer que está disposto a negociar.

Mas tem curiosidade em conhecer outras dicas sobre o que deve dizer ao ser questionado sobre o salário? O site brasileiro G1 entrevistou três especialistas para ajudá-lo a saber como deve agir na altura de falar/negociar com o entrevistador:

Deverá pedir um valor mais baixo para garantir a vaga?

De acordo com a consultora de RH e Diversidade Flavia Mentone, o valor referido deve ser baseado no seu último salário. Pode também optar por fazer uma pesquisa de salários em mercados semelhantes ao seu.

Segundo Roberto Half, que trabalha numa empresa de recrutamento, é também comum encontrar propostas salariais inferiores ao último ordenado. Caso seja questionado se está disposto a aceitar um salário menor, em vez de dizer apenas “sim” ou “não”, responda que “não aceitaria um salário inferior em qualquer empresa. Mas na empresa X, estaria disponível para aceirar/negociar pelos motivos x, y, z.” Assim, de forma subtil, dá valor ao potencial empregador sem perder o seu valor próprio.

Pedir um valor acima da média será arriscado?

Para outros especialistas, Flávia e Diego, pedir um valor acima do praticado no sector pode causar desinteresse por parte da empresa e fazer com que seja colocado de parte no processo de recrutamento. No entanto, caso seja o candidato ideal para a função e apresentar resultados extraordinários, a sua proposta poderá vir a ser considerada no futuro.

Ao fazer uma projeção salarial, o ideal é acrescentar algo entre os 10% e os 20% sobre o pacote de remuneração atual. Assim, evitam-se valores específicos e fica aberta margem para negociação.

Como determinar o valor?

É necessário fazer uma pesquisa de mercado, tendo em conta o sector, a dimensão da empresa e o seu potencial enquanto profissional – factores que influenciam o mercado. Além disso, deve conversar com profissionais da área, considerar o seu o último salário, a localização da empresa e os benefícios extra oferecidos, que podem compensar um salário inferior.

 

 

 

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*