8 dicas ser pontual

Chega sempre atrasado a qualquer lado que vá? Isso não é bom numa entrevista de emprego, ou no seu local de trabalho.

A pontualidade é um claro sinal de profissionalismo.

Se é crescido o suficiente para ter o seu próprio despertador, estar atrasado é simplesmente inaceitável.

Chegar atrasado não só o afecta a si, mas também a todos os intervenientes numa empresa. Se um negócio se perder por cinco minutos, alguém vai ficar prejudicado. Se a culpa for sua, prepare-se para as consequências.

Aqui estão oito maneiras de evitar o pior e manter a sua pontualidade.

  1. Descubra a razão dos atrasos

Em primeiro lugar, é importante saber por que está sempre atrasado.

  • Deita-se muito tarde e depois tem dificuldade em acordar?
  • Tem uma manhã sempre cheia de afazeres?
  • Precisa de muito tempo para se ligar ao mundo?

Depois de identificar os seus problemas, pense nas várias formas como pode acabar com essa falta de pontualidade.

Eis algumas sugestões:

  1. Mude a sua rotina matinal

Se chegar atrasado todos os dias ao trabalho, o seu chefe ou superior pode perguntar-lhe o que é que afinal faz durante a manhã. E essa é uma pergunta que se deve fazer a si próprio também.

Se é uma daquelas pessoas que demora 10 minutos para decidir o que vestir, 20 minutos para tomar banho, mais 30 para o pequeno-almoço, beber café e verificar o e-mail, sem contar com o tempo que leva a secar o cabelo e a escolher e a calçar os sapatos, então está na altura de mudar a sua rotina.

No cenário acima, por exemplo, pode fazer pelo menos metade destas tarefas na noite anterior (escolher a sua roupa, passá-la a ferro, engraxar os sapatos, etc.). Além disso, algumas outras tarefas podem ser feitas depois: pode verificar o email no trabalho enquanto bebe café.

Se vai a uma entrevista de emprego não perca muito tempo – dê apenas uma vista de olhos rápida para ver se há alguma informação vinda do recrutador. O resto veja depois.

Concentre-se e ganhe confiança para a Entrevista em 2 minutos.

  1. Aprenda a dizer não

Muitas vezes, as pessoas atrasam-se ​​por causa de outras pessoas. Se a sua mãe lhe liga todas as manhãs para marcar o ponto e saber de si, peça-lhe educadamente para ligar noutra altura do dia – à noite, por exemplo.

Aprenda a dizer não às sms, às chamadas, aos emails, conversas ou visitas pessoais que possam fazer com que chegue atrasado. Não perca tempo a responder a situações que não são urgentes. Deixe isso para depois.

  1. Torne-se amigo do seu despertador

O seu despertador é o seu pior inimigo e vice-versa? Dizem que se ficar amigo de uma câmera, ela torna-se a sua melhor amiga. Isto também se aplica aos despertadores.

Não atire o seu despertador ao ar. Respeite-o.

Crie o hábito de nunca adiar o seu despertador. Muitos alarmes permitem que vá adiando o toque por mais 5 minutos. Acorde ao primeiro toque.

  1. Adiante os relógios para alguns minutos mais cedo

Isto funciona muito bem para as reuniões. Se adiantar os seus relógios da sua casa em 10 minutos, vai aumentar as probabilidades de chegar a tempo.

Mas meta na cabeça que aquela é a hora real. Não faça batota!

  1. Vá dormir mais cedo

Muitas pessoas não conseguem acordar de manhã ou chegar a horas por causa dos seus hábitos de sono. Como já foi dito anteriormente, aprenda a dizer não a todas as distracções. Isto inclui as distracções que o impedem de ir para a cama à hora correcta.

Descubra porque é que se costuma deitar tarde. Se a culpa é de um smartphone, tablet ou qualquer outro dispositivo, desligue-o e mantenha-o longe da sua cama.

Não faça sestas após o trabalho, pois isso atrapalha o seu ciclo de sono e deixa-o desregulado. Descubra quantas horas precisa de dormir diariamente e a que horas se deve deitar todos os dias, de modo a estar exausto nessa altura. Dessa forma vai conseguir dormir melhor.

  1. Concentre-se no objectivo

É importante lembrar-se dos motivos por que não se deve atrasar. Às vezes o atraso é o resultado de uma atitude demasiado descontraída e falta de receio do que pode vir a acontecer.

Pense constantemente nas razões pelas quais precisa de chegar a horas e nas piores coisas que podem acontecer se não o fizer.

Já agora, para além desta falha que não pode cometer, conheça mais 10 erros que não pode fazer na Entrevista de Emprego.

  1. Defina margens

A maioria das pessoas não-pontuais têm o hábito de subestimar o tempo que demoram a vestir-se e a ir para o trabalho. Habitue-se a fazer exactamente o oposto.

Habitue-se a sobrestimar a quantidade de tempo que vai demorar a fazer as suas tarefas da manhã: a preparar-se, a conduzir, a estacionar o seu carro e a chegar ao local pretendido. Lembre-se que pode ficar preso no trânsito ou receber uma chamada inesperada na parte da manhã. Tenha isso em conta e ponha sempre uma margem de tempo para cada tarefa.

Se não quer arriscar o seu emprego ou a sua reputação, implante estas regras na sua vida e passe a ser pontual!

Leia o artigo original aqui.