A sua equipa olha para si como um líder e na maioria dos seus dias a exaustão não é uma opção. A responsabilidade do sucesso cai sobre si e isso pode significar alguma pressão.

Então como conseguir um equilíbrio entre a sua vida profissional e pessoal que lhe permita assumir o controlo e que o ajude a manter a sanidade?

Vejamos algumas formas de como o fazer.

Como identificar o desgaste

A psicologia define o desgaste, como um estado de stress crónico que leva à exaustão física e emocional, sentimento de ineficácia, cinismo e desapego. Já se sentiu assim? Não é de facto a melhor forma de se sentir.

Quando chegamos a este ponto, as consequências interferem no relacionamento com colegas, nas decisões de grandes negócios e muitas vezes, na vida familiar.

Veja 12 dicas simples para manter o equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal

1. Desligar as notificações

Se se sente aprisionado ao seu computador, e verifica constantemente o seu email, o seu cérebro nunca terá tempo para descansar e recuperar.

Quando não está a trabalhar, desligue as notificações do Email, Redes sociais e Apps.

Ao tomar esta iniciativa pode controlar melhor o seu tempo e ser mais participativo nos seus relacionamentos.

2. Delegar

Muitas vezes os gestores têm uma mentalidade de fazer tudo, mas isso nem sempre é bom para o equilíbrio profissional.

Um professor de negócios de Londres, John Hunt, descobriu que apenas 30% dos gestores sentiam que eram bons em delegar, já 33% dos seus subordinados diziam que os seus gestores tinham efetivamente essa capacidade.

Algumas dicas para delegar:

  • Identifique as tarefas que podem ser atribuídas a outras pessoas;
  • Verifique quais os elementos da equipa que têm a experiência e as competências adequadas para executar as tarefas;
  • Proponha as tarefas como sendo uma oportunidade grande responsabilidade e crescimento dentro de uma função;
  • Discuta sobre os objetivos da tarefa, o prazo e os seus requisitos;
  • Seja paciente e recompense por um bom trabalho;
  • Delegar tarefas é uma forma simples de mostrar à sua equipa que confia neles o suficiente para lidar com novas responsabilidades.

3. Coloque um tempo limite para respostas

Caso seja um email, um telefonema ou uma questão de um colaborador, certifique-se que dará uma resposta num prazo específico.

Alguns estabelecem prazos de 24 a 48 horas, enquanto outros preferem responder a perguntas num determinado período de cada dia.

4. Agende as suas férias

Sim é isso mesmo. Agende as suas férias.

É como se de uma tarefa de trabalho se tratasse. Uma vez por ano, precisa de agendar um período de férias para que possa descomprimir junto da sua família.

Se não colocar isso no seu calendário, a sua agenda estará em constante alterações e dependente de eventos e prazos externos.

5. Escreva um diário

Um diário pode ajudá-lo a refletir sobre o seu trabalho ou permitir que visualize o que fez durante o dia, mas também pode ser uma forma de relaxar ou preparar-se para um dia agitado.

Tim Ferriss, autor do livro The 4 Hour Work Week: Escape 9-5, Live Anywhere, and Join the New Rich , referiu: “Faço isso para encontrar novas ideias, ou fazer prosas para publicar mais tarde. Estas páginas não são destinadas a ninguém para além de mim.”

Basta cinco minutos por dia para se sentar e escrever os seus pensamentos num papel, acredite que pode ser um excelente exercício de relaxamento e que lhe permite encontrar o equilíbrio e a reflexão.

6. Experimente a técnica Pomodoro

A Técnica Pomodoro, que foi desenvolvida na década de 1980 pelo empresário Francesco Cirillo, consiste numa tática que pode o ajudar a aumentar a produtividade, trabalhe em sessões de 25 minutos.

Durante essas sessões trabalhe sem interrupções ou pausas. Quando o temporizador parar faça uma pausa de três a cinco minutos e aproveite para se levantar e andar um pouco. Mas para o caso ter demorado quatro sessões seguidas, então descanse por 15 a 30 minutos.

Este exercício de produtividade pode ajudá-lo a fazer um esforço consciente para aumentar a eficiência e também o fluxo de trabalho.

7. Faça exercício regularmente

O exercício físico não é só bom a nível físico. Pois a American Psychological Association descobriu que também ajuda o cérebro humano a lidar com o stress, com a depressão e a ansiedade.

Segundo a pesquisa o exercício físico ajuda libertar norepinefrina que é um neuromodulador que ajuda o cérebro a gerir o stress.

8. Monitorize e analise a sua atividade física

Nos dias que correm já existem dispositivos tecnológicos portáteis que permitem monitorizar facilmente a sua atividade física e os seus hábitos de sono.

Para os gestores que gostam de manter o equilíbrio e mostrar isso, este tipo de dispositivos podem ajudá-lo a ter hábitos saudáveis e manter essa imagem.

9. Ajuste as horas de trabalho

Como gestor, os seus dias úteis dependem dos problemas com que lida em qualquer outro dia. Por isso, definir horários de trabalho é um passo muito simples para garantir que trabalhou o suficiente e que chega a tempo para jantar.

Defina horários de trabalho para equipa toda e defina a sua hora de chegada e de saída. Ao longo do tempo, os seus colaboradores saberão qual o espaço de tempo que o podem alcançar.

10. Corte com a cafeína

Muitos gestores gostam de beber muitos cafés pela manhã. Não são únicos. A maioria das pessoas consomem muito café para começar o seu dia.

Mas a cafeína é como se fosse uma droga, causa ansiedade, tremores. Os cientistas não recomendam mais de 400 mg por dia, o que equivale mais ou menos três cafés.

11. Desperte no tempo certo

Sem um acordar regular o seu corpo nunca consegue estabelecer um ritmo circadiano natural. O toque do despertador pode ter efeitos negativos para o ser humano. Se acordar repentinamente, imagine 15 minutos atrasado, é agressivo para a sua mente e corpo.

Se realmente quer acordar mais cedo, mas de uma forma gradual, então para começar configure o seu alarme para cinco minutos antes da hora de acordar, e a cada dia vá ajustando até chegar à hora desejada.

12. Faça uma lista diária

Crie uma lista de tarefas diárias, ordenadas por “Fazer hoje” e “Para amanhã”, isso irá ajudá-lo a organizar-se mentalmente. Ao longo do dia e ao riscar essas tarefas vai sentir-se satisfeito e saber o que pode adiar para o dia seguinte.

Para encontrar o equilíbrio entre o trabalho e sua vida pessoal pode levar o seu tempo e o seu esforço, mas afetará e muito a sua felicidade e o sucesso em geral.

 

Fonte: The Muse