Uma boa carta de apresentação deve evidenciar os seus feitos profissionais, mostrar a sua personalidade e dar-lhe vantagem sobre os demais candidatos… Por isso não é fácil “acertar à primeira” num modelo vencedor.

Infelizmente, uma má carta de apresentação pode prejudicar a procura de emprego de um candidato que seria ideal para o cargo. Para não correr o risco de ser rejeitado, é absolutamente necessário que a sua carta de apresentação não tenha qualquer um dos 10 erros mais comuns, identificados pelo The Savvy Intern.

carta de apresentação

 

1) Não tem uma carta de apresentação:

O envio de uma carta de apresentação em resposta a um anúncio de emprego é “obrigatório”! Mesmo que não seja especificado no anúncio que deverá enviá-la, a carta de apresentação é uma óptima oportunidade de mostrar a sua personalidade e vontade em trabalhar para aquela empresa. Leia aqui como escrever uma carta de apresentação vencedora.

2)A carta de apresentação tem erros ortográficos:

Se enviar a sua candidatura com erros ortográficos, estará a passar a mensagem errada ao recrutador. Ao ver os erros na carta, o mesmo irá considerar que é descuidado, desinteressado e que não é esforçado. Releia a sua carta de apresentação e confirme se não existem erros ortográficos, de pontuação, de concordância e de formatação. Para se assegurar que não deixou escapar nenhum erro, peça a um amigo, familiar ou colega que analise a carta.

3) A carta de apresentação não é focada:

Qual a mensagem que pretende passar ao empregador? A sua carta deve focar-se neste ponto. Evite divagar e inserir demasiada informação. Para facilitar, pode criar um template de carta de apresentação, a qual deverá adaptar consoante a vaga e empresa a que se candidata.

4) A carta de apresentação é demasiado longa:

Lembre-se que os recrutadores têm pouco tempo e muitas candidaturas! Seja breve na carta e passe as informações mais relevantes de forma concisa. Os parágrafos devem ser curtos para facilitar a leitura. Certifique-se que só coloca informação que seja relevante para a vaga a que se está a candidatar!

5) A carta de apresentação não o diferencia:

A carta de apresentação é a sua oportunidade de dizer “Porque é que devo eu ser o escolhido para esta vaga (e não os outros candidatos)!”. Não repita as informações que estão no seu curriculum vitae. Aproveite esta oportunidade para mostrar quais os benefícios que traria à empresa e a sua determinação em ser um bom profissional.

6) A carta de apresentação não expõe as suas competências:

Não precisa de se alongar sobre todas as competências que reuniu ao longo da carreira profissional… mas deve aproveitar a carta para demonstrar as competências relevantes para a vaga. Não se esqueça que o voluntariado e os seus hobbies também lhe podem ter dado competências importantes para a vaga a que se candidatou!

7) Falta informação na carta de apresentação:

Leia atentamente o anúncio de emprego e certifique-se que está a responder a todas as questões colocadas. Se o anúncio especifica que é necessário ter disponibilidade para trabalhar ao fim de semana, refira que está disponível na carta de apresentação. Ao não colocar todas as informações necessárias está a excluir-se do processo de selecção!

8) O tom não é o correcto:

Conheça a cultura empresarial da empresa a que se candidata. Se a empresa é bastante formal, a sua carta deve ter um tom mais sério. Se se está a candidatar, por exemplo, a uma start-up, utilize um tom mais descontraído, mas profissional. Não se “gabe” e tenha atenção para não parecer arrogante ou inseguro. Lembre-se que a carta de apresentação é a oportunidade ideal para mostrar a sua personalidade. Seja honesto!

9) A carta de apresentação é muito genérica:

Não envie a mesma carta de apresentação para todos os empregadores. Deve adaptar a carta a cada função a que se candidata. Se a mesma for muito genérica, não se destacará dos demais candidatos e perderá a hipótese de integrar a empresa.

10) Não é suficientemente qualificado para a função:

Se o anúncio refere a obrigatoriedade de ter determinada experiência ou competências, só deve candidatar-se se preencher os requisitos. Ao enviar a sua candidatura estará a perder o seu tempo e o do recrutador. Foque-se em oportunidades de emprego realistas e aumente a probabilidade de ficar empregado!

 

Escrever uma boa carta de apresentação pode ser um desafio… mas vale a pena o esforço! Deixe uma boa primeira impressão junto do empregador ao enviar uma candidatura concisa, focada e adaptada à cultura da empresa.