linkedin google plus facebook twitter
Home / Carreiras / Escolhas de carreira: erros a evitar

Escolhas de carreira: erros a evitar

A escolha de uma carreira determina o seu futuro. Por isso, deve optar por uma ocupação que o faça sentir-se realizado e que seja uma profissão duradoura.

Pode sempre mudar de carreira no futuro, mas será mais feliz se escolher uma carreira que se adequa à sua personalidade desde o início.

decidir carreira

O que não fazer escolhas na sua carreira profissional

  • Deixar os outros decidir a sua carreira – A sua família, amigos ou cara-metade podem querer ajudar a decidir o seu futuro profissional. Permita-lhes dar ideias, mas não siga nenhum caminho com o qual não se identifica só porque faria outra pessoa feliz. Pense que a decisão terá impacto no resto da sua vida e será a profissão que terá que exercer até à reforma (se não mudar de carreira entretanto). Certifique-se que escolhe uma ocupação que o faça sentir-se realizado.
  • “Seguir as pegadas” de alguém – É provável que exista uma tradição na sua família, em que todos optam pela mesma carreira. Se esta carreira não o fizer feliz, quebre a tradição. Opte por algo de que realmente gosta e explique à sua família que está na altura de decidir por si mesmo.
  • Não fazer o “trabalho de casa” – antes de decidir que carreira irá seguir, deve pesquisar as várias opções. Procure informação sobre as tarefas desempenhadas, formação necessária, perspectivas de crescimento e remuneração média.
  • Não procurar conselhos de um profissional da área – O trabalho de casa não estará completo enquanto não conversar com um (ou mais) profissionais da área. Tente analisar o grau de felicidade, o tipo de horários envolvidos na profissão, quais as maiores dificuldades e os pontos altos mais comuns na carreira.
  • Pensar demasiado no dinheiro – Embora a remuneração seja um factor muito importante, não deve ser o motivo principal para enveredar por determinado caminho profissional. Um ordenado elevado não o fará sentir-se realizado profissionalmente. Pondere bem… valerá a pena receber um grande salário se tiver que trabalhar 50 anos numa carreira de que não gosta?
  • Ignorar a sua personalidade – Os seus traços de personalidade, interesses, valores e aptidões fazem com que determinadas carreiras sejam mais adequadas a si do que outras.
  • Ignorar o futuro – Ao escolher a sua carreira deve ter em conta as perspectivas de futuro. Pesquise informação sobre as perspectivas de crescimento da profissão e opte por uma ocupação que se adapte aos modelos de trabalho do futuro. Por exemplo, se optar por uma carreira nas tecnologias da informação terá certamente emprego toda a vida.

Seja qual for a carreira que seleccionar, esforce-se e demonstre que é um bom profissional. Destaque-se dentro da empresa para garantir que é promovido. Não se deixe estagnar e tenha uma vida profissional feliz.

Fonte: Career Planning

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*