desempregado

Pode ser estranho quando numa conversa lhe perguntam“o que faz?”. Para além de estranho, pode ser tão “doloroso” como no dia em que ficou desempregado.

Contudo, não precisa de desanimar e descarregar toda a negatividade na conversa. Em vez disso, existem formas de lidar com esta questão quer em redes de contacto, quer numa conversa diária.

Veja aqui algumas ideias e dicas úteis para ficar mais confortável e confiante quando lhe colocarem esta questão:

“Estou numa fase de transição”

O facto de avisar as outras pessoas que está num momento de “transição” de carreira ou de área, pode ajudar a manter os olhos e os ouvidos postos em si. E também pode abrir novas portas, pois nunca se sabe se não estará a conversar com alguém que conhece a pessoa certa para manter contacto.

Diga com a máxima confiança e não tenha medo de mostrar alguma excitação, que está a dar o salto para áreas inexploradas.

“Sou um escritor de currículos que se especializou em currículos executivos”.

Brinque com a situação e depois revele a sua área com confiança e certeza. Permita que a outra pessoa saiba o que faz actualmente, sem ter que dizer especificamente a palavra “desempregado”. Comece por falar da sua experiência e o tipo de trabalho que fez. Seja convicto e entusiasta.

Envolva o seu ouvinte. Faça com que este queira saber mais e aproveite para perguntar se conhece alguém que procura alguém com o seu perfil.

“Recentemente decidi prosseguir com a criação do meu próprio negócio”.

As pessoas são cativadas pelos objetivos e sonhos dos outros. Pois é preciso coragem para deixar uma empresa e começar a sua própria empresa. Muitas pessoas desejam ser empresários, mas acabam por ter medo de lançar-se nessa aventura.

Não deve ter medo de partilhar os seus objetivos de ser bem-sucedido e de trabalhar para si mesmo. A pessoa que o está a ouvir, pode colocá-lo em contacto com um formador de negócios ou partilhar uma opinião de como construir o seu próprio negócio. Ou quem, sabe se esse ouvinte não tem um familiar que esteja interessado numa parceria.

“Sou voluntário numa organização sem fins lucrativos que tem uma missão ou causa”.

O voluntariado é uma excelente forma de construir conexões com outros profissionais ou membros da comunidade. Pode ser, e de forma criativa, o preenchimento de um espaço. As empresas gostam de candidatos bem equilibrados, e que não só recebem mas que também dão.

Voltar à comunidade através de um serviço é realmente um método para destacar as suas competências. As empresas e outros profissionais vêem-no de forma diferente, com outra luz.  Permite ainda que amplie a suas competências e adquira outras novas através dos diferentes eventos e projetos.

Não precisa de ser necessariamente estranho ou desanimador estar desempregado. Até pode ser um excelente momento para o ajudar a reconstruir a sua confiança, recriar o seu propósito, e pode também aproximá-lo da melhor carreira profissional.

 

Fonte: Work it Daily