A Etiqueta da Carta de Apresentação

Geralmente, os candidatos passam horas e horas a melhorar e a atualizar os seus currículos e têm tendência a menosprezar as cartas de apresentação. Não o faça! A sua carta de apresentação pode ser o documento que destaca o seu CV e o faz ser chamado a uma entrevista.

Para criar a melhor impressão possível junto dos recrutadores, siga estas regras de etiqueta sugeridas pelo Monster Career Advice:

1. Envie sempre a carta de apresentação

A primeira regra de etiqueta é simples: envie sempre a carta de apresentação juntamente com a sua candidatura, independentemente se o recrutador o pediu ou não. É fundamental enviar a carta pois é o factor que o fará distinguir-se dos restantes candidatos e onde tem a oportunidade de se “vender” enquanto profissional.

2. Seja conciso

Os recrutadores geralmente são profissionais ocupados e não têm tempo para ler cartas de apresentação demasiados longas.

Vá directo ao assunto com a maior brevidade possível. Evite utilizar parágrafos extensos em que a informação não é essencial. No entanto, também não deve ser demasiado resumida. O importante é conseguir escrever uma carta convincente em alguns breves parágrafos.

3. Seja simpático e profissional

Enquanto que um currículo é um documento mais formal, a carta de apresentação dá-lhe a oportunidade de revelar a sua personalidade. Não só deve demonstrar que é o candidato ideal para ocupar a posição, como também quer que o recrutador simpatize consigo.

Utilize humor de forma moderada, juntamento com um tom profissional e amigável.

4. Personalize a carta de apresentação

Sempre que possível, dirija a sua carta a uma pessoa específica. Se o anúncio de emprego não inclui o nome da pessoa responsável, pesquise sobre a empresa. Tente falar com a empresa e pergunte à recepcionista o nome da pessoa responsável pelo recrutamento.

5. Foque-se nas necessidades da empresa

Se as frases da sua carta de apresentação começam por “Eu” ou “meu/minha”, talvez deva considerar fazer algumas alterações. Faça algumas pesquisas sobre a empresa e descubra quais os problemas que afectam a empresa, quais as qualidades que procuram num funcionário e quais os seus objectivos a médio prazo.

Deste modo, poderá utilizar a sua carta de apresentação para demonstrar que é a solução para os problemas da empresa. As cartas mais apelativas demonstram aquilo que pode fazer pela empresa e não aquilo que a empresa pode fazer por si.

6. Seja Original

A sua carta de apresentação irá sobressariar em relação às restantes se for ligeiramente criativo. Por exemplo, pode incluir um breve resumo sobre a sua venda mais dificil ou sobre um projecto mais desafiante.

7. Reveja

Qualquer documento que envie na sua candidatura deve ser livre de erros, sejam gramaticais ou ortográficos. Antes de enviar, deverá reler tudo com a máxima atenção e, se possível pedir a alguém para ler e verificar a carta de apresentação.

Também é impensável enganar-se no nome da empresa ou do responsável do recrutamento, portanto verifique sempre e confirme se os dados estão correctos.