mexericos no trabalho

Todos nós sabemos como é que funcionam os escritórios. Uma pessoa conta uma coisa a um colega de trabalho sobre ela mesma e no fim do dia já o escritório inteiro sabe da sua história. Tudo parece normal até que se apercebe que é o centro das atenções no seu local de trabalho.

Por vezes pode ser mesmo doloroso, chegando ao ponto de arruinar o seu percurso na empresa ou mesmo a sua carreira profissional. Já que não se pode proteger completamente quando acontecem mexericos no trabalho, existem algumas coisas que pode fazer para evitar.

Não partilhe muita informação

O que acontece quando leva a sua vida pessoal para dentro do escritório? Se partilhar tudo da sua vida com os seus colegas, problemas familiares, vida amorosa, problemas conjugais ou dificuldades financeiras, pode ter a certeza que está partilhar informação suficiente para que os mexericos no trabalho se comecem a espalhar.

Não quer dizer que não falem de si se não partilhar esse tipo de informações, mas assim está a facultar-lhes “material” para que estes tenham tema de conversa para o resto do dia.

Caso queira conversar com alguém do seu trabalho, encontre um confidente, alguém que possa mesmo confiar. Não deve ser um chefe, nem um subordinado, pois isso poderá comprometer a sua relação no trabalho.

Evite ter um caso amoroso no trabalho

Acredite que isso coloca-o ainda mais em risco para ser o motivo principal do burburinho, muito mais do que se partilhar as suas informações pessoais no trabalho.

Além disso, será difícil manter uma relação secreta, especialmente se tiver que trabalhar diretamente com seu/a namorada/o. Os dois vão parecer que estão a participar num reality show no local de trabalho, e os seus seus colegas vão dar conta do seu relacionamento.

Tenha atenção ao seu temperamento

Os seus colegas até podem achar muito divertido quando se irrita, e isso irá dar-lhes motivos suficientes para conversas.

Vão assistir com entusiasmo, enquanto você fica vermelho de tão irritado, as suas mãos começam a tremer e os palavrões a saírem-lhe pela boca. Nos dias seguintes será alvo de burburinhos nas suas costas e à espera que isso volte acontecer.

Observe o seu comportamento fora do local de trabalho

Até pode argumentar que o seu comportamento fora do local de trabalho não é de negócios. Nenhum dos seus colegas sabe disso, a menos que lhes diga. Mas só terá algum efeito se alguém confirmar o seu comportamento.

Nunca se sabe quem se pode encontrar num momento mais inoportuno, ou se alguém não encontrará alguma coisa sobre si nas redes sociais, mesmo que tenha tomado todas as precauções em ter colegas/amigos. Pior que isso é se o seu mau comportamento resultar numa prisão ou numa notícia?

Cuidado com a forma como se veste

As pessoas que usam roupas apropriadas para uma saída à noite no local de trabalho, certamente que não escapam aos olhos de todos, são notadas e não é pelos melhores motivos. Os seus colegas farão analogias sobre si que não são verdadeiras, mas isso também não importa.

Uma vez que os boatos são criados pelas suas cabeças, acredite qua vão tentar arruinar a sua reputação. Então não lhes dê motivos para isso.

 

Fonte: The Balance