Actualmente, no mundo online em que vivemos, a nossa foto de perfil é, em muitos casos, a primeira impressão que os outros têm de nós. Então como sabemos se temos uma imagem adequada?

Todos nós temos uma foto de perfil em algum lugar

Bem sabemos que uma selfie na casa de banho é um tabu e não é recomendado alguém com mais de 17 anos, sobretudo se está à procura de emprego.

Existem inúmeras pesquisas científicas na internet sobre os efeitos psicológicos de ter uma boa ou má imagem de perfil, e que o podem ajudar.

A sua foto de perfil transmite o que realmente quer?

Segundo um estudo apresentado pela revista Psychological Science, demoramos 40 milésimos de segundos a tirar uma determinada conclusão sobre uma pessoa, tendo em conta a sua fotografia de perfil.

Para o mencionado estudo, mais de 800 fotografias foram avaliadas tendo em consideração três atributos: simpatia, influência e competência.

O que foi descoberto pode realmente ser interessante e pode ajudá-lo a ser um influenciador no LinkedIn. Sem dúvida que o resultado só depende de si.

“Semi-cerre os olhos e use um fato cinzento”

Para este estudo foram analisadas cinco áreas que compõe a fotografia de perfil: olhos, rosto, postura, configuração e edição. Para além dos três atributos já referidos: simpatia, influência e competência.

Ao que parece, um olhar semi-cerrado é bem entendido, pois existe uma correlação entre todas as outras áreas. Por exemplo, o uso de óculos de sol diminui a simpatia e o facto de esconder os olhos leva a que as competências e influências sejam também bastante reduzidas.

Rir à gargalhada e mostrar os dentes ou apenas sorrir aumenta também o nível de “simpatia” transmitido.

Para além disso, segundo o estudo, ao usar um fato em tons de cinzento e com um fundo neutro, aumenta a transmissão de influência e competência.

Chegou a hora de atualizar a sua foto de perfil?

As fotos de perfil são provavelmente um dos elementos mais importantes que temos e sem dúvida são a primeira impressão visual sobre nós.

Por isso, é importante ter uma excelente foto de perfil e que não pode nem deve ser subestimada e muito menos descuidada, independentemente de ser uma fotografia de uma rede social pessoal ou profissional.

 

Fonte: The American Genius