Global Talent Study

A rede internacional de portais de emprego The Network, cujo representante em Portugal é o Alerta Emprego, aliou-se ao Boston Consulting Group (BCG) para compreender opiniões, ideias e preferências sobre empregos, mobilidade e novas formas de trabalhar. Para tal, foram entrevistados mais de 6000 recrutadores e 360 000 candidatos de todo o mundo.

O Global Talent Survey contou com a participação de recrutadores e candidatos de 198 países e foram recolhidas ideias sobre o que mais atrai os candidatos num determinado país, quais os motivos que os candidatos têm para emigrar, o que as empresas oferecem, entre outros. Em Portugal foram recolhidas as opiniões de 1654 candidatos e 110 recrutadores.

Leia o artigo e descubra os resultados relativos a Portugal.

Portugal é um país atractivo para trabalhar?

Embora Lisboa (e Portugal de forma geral) sejam um dos locais mais procurados em termos de Turismo, relativamente à atractividade para trabalhar a situação muda um pouco.

Se em 2014, eramos o 21º país na escolha dos candidatos, em 2018 descemos para a posição 30. Relativamente a Lisboa, a tendência mantém-se e descemos 11 posições, passando do 29º lugar para o 40º.

Que nacionalidades mais atraímos?

Como já se tinha verificado em 2014, os candidatos Brasileiros ocupam o topo da lista dos mais interessados em deslocarem-se para Portugal à procura de uma nova oportunidade.

No entanto existem novas nacionalidades a entrar no Top 10, como é o caso de Itália, Suécia, Luxemburgo, Irlanda e Bulgária.

Veja a lista completa:

Os portugueses pretendem sair do país?

Se em 2014 cerca de 79% dos portugueses tinha o desejo de procurar novos desafios fora do país, neste momento o valor desceu para 58% (apenas um ponto acima da média Global – 57%).

Mas, se por um lado existem menos portugueses com vontade de sair, por outro lado quem pretendem emigrar são também os candidatos mais jovens (62%) e os mais formados (59%).

Que países mais atraem os portugueses?

Em 2014 o país mais atractivo para os Portugueses era o Reino Unido, que este ano passou para o segundo lugar. Atualmente é a Espanha quem lidera numa lista em que a Bélgica e Canadá são novidades e o Brasil desceu para 10º lugar.

Veja a lista completa:

Por que é que os portugueses emigram?

Adquirir experiência profissional é a principal escolha dos candidatos mas em Portugal este motivo encontra-se apenas em 4º lugar. Nas escolhas dos portugueses estão: Procura de melhores oportunidades de carreira (1º), Experiência pessoal no estrangeiro (2º), Procura de melhores salários (3º) e Procura de melhor qualidade de vida (5º).

Que benefícios procuram no local de trabalho?

Para a maioria dos inquiridos, ter uma boa relação com os colegas é o mais importante no local de trabalho, no entanto para os Portugueses ter uma vida pessoal e profissional equilibrada é o factor mais valorizado.

Para além disso, no nosso local de trabalho valorizamos também possibilidades de desenvolvimento na carreira, formação, reconhecimento, entre outros.

Veja a lista completa:

Que benefícios oferecem as empresas portuguesas?

De acordo com 111 recrutadores inquiridos em Portugal, os benefícios oferecidos pelas empresas variam entre boa relação, estabilidade financeira da empresa, valores, reputação, entre outros.

Veja a lista completa:

 

Pode consultar o estudo completo aqui.