Governo lança programa sucessor das Novas Oportunidades

 

O Governo anunciou na passada quinta-feira o lançamento do novo Programa Integrado de Educação e Formação de Adultos. Este programa é a aposta do novo Governo para ajudar na Formação e Qualificação de adultos e é semelhante ao antigo “Novas Oportunidades” do executivo de José Sócrates.

O Programa Integrado de Educação e Formação de Adultos foi anunciado pelo titular da pasta da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, em conferência de imprensa, no final de um Conselho de Ministros dedicado exclusivamente a questões relacionadas com o Ensino Superior, da Ciência e das Escolas.

Tiago Brandão Rodrigues defendeu que o programa “Novas Oportunidades”, lançado em 2007, “deixou marcas muito positivas” na educação e na formação dos adultos e acrescenta que “infelizmente, na última legislatura, esse programa foi praticamente desmantelado”.

Destinatários

Este novo programa será dirigido a todos o que “não tiveram oportunidade de estudar no tempo mais natural” quer sejam a população adulta, ou de idade mais avançada, ou também aqueles “que ainda não não conseguiram completar a escolaridade obrigatória e que ainda são jovens entre os 20 e os 30 anos”.

O membro do Governo refere ainda outros potenciais destinatários: “todos aqueles que por inquietação intelectual pretendam dar novos passos, valorizando-de ao nível das qualificações”.

Outras medidas

Tiago Brandão Rodrigues revelou também que as actividades extracurriculares vão passar a constar do diploma do ensino secundário, como por exemplo participação em Associação de Estudantes e Desporto Escolar.

Para além disso, o membro do Governo anunciou a criação de mais dois protocolos: um com o Ministério da Saúde para os jovens terem formação em Socorrismo, a partir do 10º ano, e outro com o Ministério da Economia para que os alunos de Artes realizem eventos públicos nos principais pontos turísticos.

 

Fonte: DN