Entrevista de Emprego

Está à procura de uma nova oportunidade e conseguiu uma entrevista de emprego? O seu currículo passou pela primeira triagem, mas é agora que o verdadeiro desafio começa.

Embora a entrevista não seja garantia de emprego, estar preparado pode significar uma maior oportunidade de conseguir a vaga. Veja a seguir 5 informações que deve saber antes de ir para uma entrevista de emprego:

1. Compreender a missão da organização

A primeira pergunta de muitos recrutadores é: “O que sabe sobre a nossa empresa?”.

Se não estiver preparado para responder corretamente a esta questão, poderá ser desconsiderado automaticamente do processo seletivo.

Prepare-se pesquisando o site da empresa e obtenha informações gerais sobre:

  • O que fazem / quem são?
  • Que produtos/serviços são oferecidos?
  • Qual é o público-alvo
  • Onde estão situados os escritórios da empresa?
  • Quem são os principais membros/diretores da empresa?

É importante verificar as últimas notícias sobre a organização e comunicados de imprensa e ver se isso se aplica à sua candidatura. Procure também a página da empresa no LinkedInTwitter e no Facebook para ter uma ideia das suas mensagens e de como comunica com o público. Com base no que é importante para a empresa, poderá falar sobre questões relevantes ao empregador.

2. Saiba quem é o “decisor” e o entrevistador

Procure saber quem fará parte da entrevista e pesquise no LinkedIn, para saber mais informações: há quanto tempo estão na empresa, de onde vieram, grupos em que participam (e se são na sua área). Se possível, procure criar uma relação emocional baseada em interesses em comum para destacar-se dos restantes candidatos.

3. Demonstre como beneficiará o empregador

Prepare algumas notas para mencionar como a sua experiência, habilidades e pontos fortes são relevantes e beneficiarão a empresa. Comece por identificar as suas cinco melhores habilidades que são mais importantes para o trabalho e concentre-se em demonstrá-las com momentos sucessos na sua carreira.

Lembre-se que o seu currículo deverá estar alinhado com o que apresentará na entrevista, por isso é muito importante adaptar o CV para cada oferta de emprego, garantindo que mostra as suas melhores qualificações para a necessidade de cada empresa.

Caso o recrutador pergunte sobre alguma informação do seu currículo, lembre-se de estar preparado para apresentar exemplos que as sustente.

4. Esteja preparado para fazer perguntas ao entrevistador

Cada entrevista é diferente, mas em algum momento o recrutador irá questionar se alguma dúvida ou questão que queira colocar. Mesmo que a entrevista tenha sido completa e não tenha com ficado com dúvidas, questione sobre tópicos que não tenham sido abordados ou que ache relevante saber para mostrar ao recrutador que está interessado na oportunidade.

Importante: não faça perguntas sobre salário e sobre pontos que já tenham sido abordados e que tenham sido claros, para não demonstrar desinteresse pelo que foi dito.

Fazer as perguntas certas, que expressem que está por dentro do que acontece na empresa demonstra que é um candidato “inteligente” e que já se vê a trabalhar na empresa e como lidará com possíveis desafios.

5. Faça uma lista de referências

Em alguns casos, é pedido ao candidato que preencha um formulário de inscrição na chegada à empresa e, entre as informações solicitadas está uma lista de referências com nome, empresa, cargo/função, nº de telefone e endereço de e-mail.

Vá preparado com dois a três contactos profissionais com que tenha estado em contacto recentemente e que estejam cientes que procura um novo emprego e que podem fornecer um feedback positivo a seu respeito.

Muitos empregadores só entrarão em contacto com as referências dos candidatos que forem à fase final. Certifique-se de que obteve permissão dos seus contactos para utilizá-los como referência e avise-os sobre a vaga a qual está a concorrer para que estejam bem informados se for necessário falar com o empregador.

 

Outros pontos importantes que deve ter em mente antes de ir a uma entrevista:

  • Tenha cópias extras do seu currículo
  • Leve caneta e papel para anotar informações importantes que permitam personalizar o agradecimento após a entrevista
  • Para aqueles que se candidatam a uma vaga em artes ou escrita, leve um portefólio para mostrar ou deixar com o recrutador
  • Verifique com antecedência o local da entrevista para saber quanto tempo gastará no trânsito