Como lidar com um chefe incompetente

Antes de mais, um “chefe incompetente” é alguém que é inadequado para a função, ou que tem falta de conhecimento, competências reduzidas, incapacidade de tomar decisões ou não tem força suficiente para o cargo.

Para além de ser frustrante trabalhar com alguém assim, um chefe incompetente pode prejudicar o seu trabalho e a sua carreira.

Impacto na sua carreira

Más decisões: como não conhecem bem a função, as suas decisões podem ter um impacto negativo. Pode fazê-lo perder tempo e concentração.

Má orientação: o que procuramos num chefe é que seja um mentor e que nos forneça orientações para realizar o seu trabalho. Quando a pessoa que orienta não tem aptidão para tal, os seus conselhos podem ser inadequados.

Pouco apoio: um chefe pode ser o maior impulsionador da sua carreira. No entanto, se não tem capacidade, pode acabar por prejudicá-lo.

Como lidar com esta situação?

Caso se encontre numa situação deste género, deve pensar mais à frente e tentar entender como o seu chefe funciona e tentar minimizar o impacto na sua carreira. Conheça aqui algumas dicas, sugeridas pelo Careerealism, para lidar com um chefe incompetente:

1. Transforme-se num líder

Por outras palavras, a liderança necessária pode partir de si. Se conhece o sector suficientemente bem, não há razão para não criar e seguir as direcções necessárias para atingir os resultados que a empresa procura.

Os profissionais que assumem esta posição são naturalmente seguidos pelos colegas como um líder natural e informar. Se os resultados forem positivos, a empresa irá reparar na sua iniciativa. Atenção para não passar por cima do seu chefe nem o prejudicar.

2. Identifique os problemas

As falhas de um chefe normalmente têm impacto, em si e nos seus colegas, de formas específicas. Tente identificar quais os principais problemas e faça um plano para contrariar esses problemas.

Se necessário, converse com o seu chefe e pergunte-lhe se pode envolver-se em algumas decisões e discussões ou se pode orientar alguns colegas. Em muitos casos, funciona.

3. Ofereça ajuda

Sempre que fala com o seu superior tem oportunidade para o ajudar e ensinar algumas coisas sobre a sua função. Pode parecer estranho “ensinar” o seu chefe, mas é um investimento de tempo que terá resultados positivos no futuro.

Em muitos casos, os profissionais têm noção das suas limitações e apreciam o auxílio dos seus colaboradores.

4. Procure um mentor

Só porque o seu chefe não contribui para o seu desenvolvimento profissional, não quer dizer que não haja alguém na empresa que não o possa fazer. Olhe à sua volta e procure alguém com capacidade e competências que possam ser úteis para si.

Peça-lhe que seja o seu mentor. Para a pessoa será um elogio e uma mais-valia para si.

5. Saia da empresa

Caso nenhuma das sugestões anteriores tenha sucesso ou seja aplicável, abandonar a empresa pode ser a melhor opção para a sua carreira.

É altura de perseguir outros desafios. Ter um chefe incompetente pode prejudicar tanto a sua carreira, como a sua vida pessoal.