linkedin google plus facebook twitter
Home / Competências / Recebe e-mails do chefe nas suas férias? Saiba como responder

Recebe e-mails do chefe nas suas férias? Saiba como responder

Mesmo estando de férias verifica o seu e-mail todos os dias. De qualquer forma, existe sempre o receio de receber um e-mail do chefe durante as férias ou num feriado.

Isto acontece quando é difícil desligar-se e basta um e-mail do chefe para que acione o seu cérebro para o modo de trabalho. Pode pensar que algo de importante aconteceu ou simplesmente o seu chefe enviou um e-mail só porque sim e pensou que deve estar sempre disponível.

No entanto, os e-mails no período de férias são algo que devia “cortar pela raiz”  para que possa aproveitar os seus dias.

Veja como pode fazer:

1. Configure uma mensagem out-of-office com antecedência

Existe uma forma simples e fácil de responder instantaneamente, sem ter que pensar nisso. Deixe a resposta automática fazê-lo por si.

Se o seu chefe lhe enviar um e-mail e ficar a aguardar uma resposta, vai parecer que foi noutro dia. Mas se ele receber um out-of-office, vai perceber que não estará atento à sua caixa de correio até ao seu regresso. Será também uma forma de relembrá-lo que está ausente.

Pode também aproveitar a oportunidade para lançar uma certa personalidade e mostrar que está ocupado com algo que não seja trabalho. Por exemplo:

Olá,

Atualmente, estou ausente do escritório para o (feriado X). Vou passar o dia a viajar para visitar a minha família na minha cidade natal /  ver quantos doces da época festiva consigo comer.

Responderei aos e-mails na segunda-feira.

 

Cumprimentos,

[Seu nome]

 

Ou:

Olá,

Atualmente, estou longe da minha secretária. Vou passar a tarde a praticar a abertura das garrafas de champanhe. Estou a brincar! Mas, em homenagem ao Ano Novo, não vou verificar o e-mail até o dia 2 de janeiro.

Cumprimentos,

[Seu nome]

 

2. Envie a resposta mais curta possível

Caso se tenha esquecido de configurar a sua mensagem automática, e o seu chefe esteja a enviar e-mails atrás de e-mails, responda mas de forma curta.

Se existir alguma nota como “não precisa de responder” siga em frente e ignore.

No entanto, se ficar desconfortável e considerar que queriam ter uma resposta, envie uma resposta curta onde clarifique que não está a trabalhar nesse dia. Mesmo que esteja a comunicar com os chefes, colegas, vai querer ignorar a conversa.

Responder como habitual acaba por encorajar o seu comportamento. Por isso, experimente o seguinte:

“Deixei uma nota para responder a essa questão mais a fundo assim que voltar ao escritório”.

“Hoje não consigo dar atenção a esse assunto. Mas fico feliz por analisá-la assim que chegar ao escritório na segunda-feira de manhã”.

“Vou olhar para essa questão quando voltar ao escritório na próxima semana”.

 

Provavelmente, o seu chefe não tem limites de e-mails e pode sentir-se pressionado a enviar uma resposta, como se fosse um dia normal de trabalho. No entanto, tenha em mente que os chefes podem ter encontrado uma forma de recuperar trabalho nesse período, e caso responda normalmente acabarão por assumir que também está a fazer o mesmo.

Se se expressar que não está a dar uma resposta pensativa, está a delinear um limite importante para as suas férias/ feriados, assim como para o futuro.

 

Fonte: The Muse

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*