linkedin google plus facebook twitter
Home / Entrevistas / Entrevistas de emprego: como manter a calma

Entrevistas de emprego: como manter a calma

Estar calmo e confortável durante toda a entrevista é essencial para que esta corra bem e seja uma experiência agradável para ambas as partes. Ser excessivamente ousado ou falador ou estar visivelmente em pânico, desconfortável ou inquieto são sinais de alarme para os recrutadores e provavelmente farão com que não seja escolhido.

manter-a-calma-durante-entrevistas

Conheça aqui técnicas para se manter calmo e relaxado durante a entrevista, elaboradas pelo Suite 101.

Respirar fundo

Respire fundo pelo nariz antes de responder a cada pergunta. O envio de oxigénio para o cérebro irá acalmá-lo e, além disso, ganhará tempo para pensar e organizar a resposta na sua cabeça. Assim, vai sentir-se mais confiante na sua resposta e será menos provável divagar.

Manter uma postura confortável

Mantenha uma postura adequada, mas confortável. Não se desleixe, nem seja excessivamente rígido. Se a postura costuma ser um problema, pratique uma posição confortável em que se sinta bem e que não lhe faça sentir-se auto-consciente. Deve estar relaxado, evitando pensar se a sua postura estará a ser adequada ou não.

Ser genuíno

Seja genuíno. Não vale a pena tentar convencer o recrutador de que é outra pessoa. O melhor é ser verdadeiro e deixar a sua personalidade jogar a seu favor. Ao ser genuíno, vai sentir-se mais confortável e mais facilmente se irá concentrar nas suas respostas, em vez de estar demasiado tímido ou ousado.

Conhecer os efeitos do seu nervosismo

Deve procurar saber como é que o seu nervosismo costuma expressar-se. Faça uma auto-análise para perceber como reage quando fica nervoso. O mais provável é encontrar um padrão: Esquece-se do que ia dizer? Sua muito? Treme-lhe a boca ou o joelho? Ao saber como irá reagir, poderá preparar-se para enfrentar o problema. Ao pensar na resposta antes de falar, apoiar a mão na perna ou levar um lenço sabe que terá resposta para os problemas, o que até pode contribuir para que os efeitos nem se manifestem.

Pensar positivo

Lembre-se que se o chamaram para a entrevista é porque gostaram de si e o seu perfil se revelou interessante: não se esqueça que o seu CV e carta de apresentação foram seleccionados entre muitos outros candidatos. Sempre que se sentir nervoso, tenha em mente que tem algo que a empresa quer e que é valorizado – esteja à vontade e pense positivo.

 

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*