linkedin google plus facebook twitter
Home / Candidaturas / Carta de Apresentação – Modelo Alerta Emprego

Carta de Apresentação – Modelo Alerta Emprego

 

A carta de apresentação é um item obrigatório caso pretenda destacar-se dos restantes candidatos. Através deste documento, é possível que o recrutador conheça um pouco mais sobre a sua personalidade e tenha interesse em conhecê-lo pessoalmente.

A carta deverá ser breve e persuasiva, explicando o que pode fazer pela empresa e não o que faz. De forma concisa, utilize métricas, tal como percentagens (%) e valores (€), para atrair a atenção do empregador.

Para o ajudar, elaboramos um modelo de Carta de Apresentação simples, visualmente chamativo e de fácil adaptação – e pode fazer o download de forma gratuita!

Tenha em atenção que é apenas um modelo/template. Aproveite-o como base de formatação e organização, mas deve adaptá-lo ao seu perfil e também à vaga/função a qual se candidata.

 

Download Gratuito

 

Carta de apresentação

O que consta no Modelo de Carta de Apresentação do Alerta Emprego:

 

  • Destinatário

Opte por começar a carta com: Caro(a) Senhor(a) , Exmos.Senhores, Nome do Recrutador e cargo ou enderece “Ao Departamento de Recursos Humanos”.

Procure na internet o nome do responsável pelo processo de recrutamento e direcione a carta para este profissional. Em último caso, direccione a carta aos cuidados do Departamento de Recursos Humanos da empresa.

 

  • Primeiro Parágrafo

Envolva o recrutador logo na primeira frase. Utilize uma pergunta que vá ao encontro das necessidades da empresa e que possa tê-lo a si como solução. Outra opção é afirmar um facto interessante que esteja relacionado com a organização e com o que esta precisa, mostrando que está atento e interessado em fazer parte da equipa.

 

  • Segundo Parágrafo

Visto que já mencionou, no parágrafo anterior, as necessidades ou o problema que a empresa tem, mostre como pode ser a resposta. Faça uma frase curta e utilize tópicos (entre dois a três) que apresentem dados que reforcem o seu potencial.

 

  • Terceiro Parágrafo

Aproveite para resumir: problema + solução + um breve parágrafo sobre o que você faz.

 

  • Quarto Parágrafo

Finalize a carta com um apelo por um contacto por parte do entrevistador. Pode indicar seu telefone, link para seu perfil no LinkedIn ou, ainda, direcioná-los para o seu currículo online.

Lembre-se! Não quer que os recrutadores fiquem apenas na leitura da sua carta de apresentação. O seu objetivo é que a sua carta faça com que se sintam “forçados” e motivados a tomar o próximo passo.

 

  • Encerramento

Agradecimento e assinatura. Vale a pena referir que, para as cartas enviadas pelo correio, é recomendado evitar cartas escritas à mão, do mesmo modo que deve evitar enviar cópias.

 

Download Gratuito

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*