linkedin google plus facebook twitter
Home / Carreiras / Porque motivos se recusam ofertas de emprego?

Porque motivos se recusam ofertas de emprego?

 

Em 2016, 53%, mais de metade dos profissionais qualificados recusaram uma oferta de emprego, segundo o estudo da recrutadora Hays Portugal. Em relação ao ano anterior, existiu um aumento considerável, assim como da competitividade e dinamismo do mercado de trabalho. Pois nem sempre houve profissionais qualificados suficientes de forma acompanhar o crescimento de alguns sectores.

Quais os principais motivos?

Junto dos profissionais qualificados inquiridos, tentou-se perceber qual o motivo que os levava a rejeitar uma nova proposta de outra empresa e porquê.

De acordo com o Guia Laboral, o principal motivo para recusarem a oferta deve-se ao facto do salário oferecido não corresponder ao pretendido. É notável que a componente salarial tem um enorme peso quanto à avaliação de novas propostas de emprego.

Por outro lado, outro dos motivos referidos é a falta de interesse no projeto com 37%, e as condições contratuais não pretendidas com 31% das respostas.

O estudo destaca ainda a má reputação como sendo um dos motivos de recusa de 2016, mais precisamente 9%. A cultura empresarial, o ambiente de trabalho e a valorização dos colaboradores são muito importantes para os profissionais qualificados e se houver má reputação em alguns destes três fatores pode prejudicar e muito, a atracção de talento de uma empresa.

 

Em que sectores?

Como podemos verificar na imagem abaixo, alguns dos sectores mais dinâmicos de 2016 foram os que sofreram um maior aumento das recusas. Como por exemplo, o caso do Turismo e Lazer, que em 2015 teve uma recusa de 50% às ofertas de emprego, em 2016 chega aos 76%. À semelhança deste caso, mas com valores mais baixos, estão as Tecnologias da informação, Marketing e Vendas e Engenharia.

 

Veja aqui o Guia Laboral completo.

Fonte: Hays Portugal

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*