Mulheres empreendedoras

Quer ser uma empreendedora de sucesso? Então precisa de encontrar a sua paixão e fazer o que gosta. Depois precisa de se destacar da concorrência, pois nos dias que correm tem que diferenciar o seu produto ou serviço para deixar a sua marca. Como tal, inspire-se e viva o seu sonho, com estas ideias de negócios para mulheres inspiradoras.

Antes de mais, tenha em consideração e coloque em prática todas as estratégias de uma empreendedora, tais como:

Autoconfiança: acredite em si, nas suas competências, no projeto e não baixe os braços;

Espírito crítico: pense muito bem no serviço ou produto que vai criar, lançar ou vender. É ou não inovador? Ajudará as pessoas ou as empresas? Ou o mundo? Tem capacidade para criar um negócio sustentável? Está realmente motivada para avançar com o projeto?

Defina os objetivos e o modelo de negócio: saiba muito bem onde pretende chegar e como vai fazê-lo. Defina objetivos, tarefas e pressupostos.  E é importante não esquecer: definir o modelo de negócio sustentável e o seu investimento.

Seja ativa: caso tenha uma ideia, concretize-a. Se a tem na cabeça, num papel ou computador, chegou a hora de entrar em ação. Siga o seu sonho, quem sabe se o seu negócio não é um sucesso. Por isso, não tenha medo de arriscar num negócio com pouco dinheiro ou em regime freelancer para que possa ganhar experiência.

Ideias de negócio para mulheres empreendedoras

Veja algumas ideias de negócio para o empreendedorismo no feminino:

1. Crie um negócio online

Existem muitos negócios de sucesso online. Embora alguns tenham começado como um simples desabafo, outros começaram com dicas sobre alimentação, costura, formas de vestir, pentear ou maquilhar, outros em formato de vídeos que explicam algo, com por exemplo, aulas.

Como tal, pode pensar nos seus talentos ou no que realmente gosta de fazer, como por exemplo, costura, maquilhagem, jardinagem, culinária, desporto, fotografia, criar websites, gerir redes sociais, ou tantos outros possíveis.

Gosta de comida saudável e quer partilhar as suas receitas? Gosta de desporto? Da roupa de desporto? Quer ser uma personal trainer? Estas são algumas dicas para criar um blog seu e associar marcas e lojas de alimentação saudável, por exemplo, ou ainda lojas de roupa e de calçado e suplementos ao seu projeto.

Depois só terá que publicitar o seu blog ou website nas redes sociais e desta forma pode dar início ao seu negócio. Para a ajudar melhor veja alguns exemplos de sucesso nas áreas que pretende investir. Procure ajuda, associe-se a marcas, e aos poucos a sua paixão e as suas competências podem transformar-se num negócio de sucesso e bastante lucrativo.

2. Agricultura

Também existem muitos projetos ligados à agricultura, sobretudo à produção biológica, como por exemplo, as frutas, legumes e ervas aromáticas, não só para uso culinário, mas também para a produção de produtos de beleza, cremes de corpo e de rosto, sabonetes e maquilhagem.

Pode também (e deve) informar-se sobre os apoios que pode receber para esta área.

3. Turismo Rural

Gostaria de rentabilizar um espaço familiar? Caso as características para o efeito sejam adequadas, pode transformar esse espaço em turismo rural e poderá ganhar dinheiro com esse negócio. Por todo o país existem negócios de turismo rural de grande sucesso e bastante diferenciadores.

4. Artesanato

Atualmente as tradições e as artes antigas estão a ser recuperadas. Como por exemplo, os lenços dos namorados, a filigrana, a cortiça, o galo de Barcelos, o burel, xailes e mantas de determinadas regiões, assim como tantos outros elementos tradicionais que podem ser adaptados ao vestuário, acessórios de moda, para mamãs e bebés, acessórios de moda, jóias, pintura ou artesanato em madeira e outros materiais.

Também existe a tendência para apostar na recuperação de espaços, com o objetivo de misturar os objetos tradicionais e contemporâneos na decoração. Como tal, pense ao que gostaria de se dedicar e nas oportunidades que estão ao seu redor, na região, em questões de artesanato e tradições.

 

Estas podem ser algumas ideias para as mulheres empreendedoras criarem o seu próprio negócio. Contudo, veja outras sugestões:

  • Bar/ restaurante com refeições saudáveis, algo que está muito na moda
  • Cuidados de beleza, estética e saúde
  • Cuidados com crianças e/ou idosos
  • Franchising – aqui pode incluir os mais variados serviços, como por exemplo, explicações, ATL, lojas de roupa, acessórios de moda, restauração, entre outros.

 

Fonte: E-Konomista