emprego

Os candidatos a emprego estão constantemente a perguntar-se porque não foram seleccionados, mas pode ser difícil encontrar a resposta. Tipicamente, os recrutadores não partilham muita informação com os candidatos.

No entanto, não tem nada a perder em pedir feedback, de forma estratégica e pensada, para não arruinar qualquer possível hipótese no futuro.

Lembre-se: o não está garantido! Na melhor das hipóteses consegue obter informação útil e que o podem ajudar em processos de recrutamento futuros.

Como perguntar os motivos?

Ocasionalmente, os empregadores irão partilhar algum feedback com os candidatos com o objectivo de os ajudar. Terá melhores hipóteses se não perguntar directamente por que motivo não foi contratado.

Ao invés disso, dê à volta à questão com perguntas mais direccionadas para o facto de estar a pedir ajuda, tal como “tem algum conselho que me possa dar para me ajudar a melhorar nas entrevistas?”, ou “identificou algumas qualificações necessárias para esta funções e que faltassem na minha experiência?”, ou ainda “tem alguma sugestão sobre como posso melhorar o meu currículo e/ou carta de apresentação?”.

Os recrutadores têm maior probabilidade de partilhar feedback verbalmente do que via e-mail – preocupam-se que o que escrevam possa ser utilizado como prova de discriminação na decisão da contratação.

Como tal, uma boa forma de obter uma resposta é enviar um breve email a perguntar se podem falar dois minutos ao telefone para pedir retorno construtivo para si.

Exemplo de E-mail a pedir Feedback

Assunto: Vaga de Assistente de Marketing

Caro Primeiro e Último nome,

Obrigado pelo tempo que despendeu ao entrevistar-me para a vaga ao emprego de Assistente de Marketing. Eu estimo a oportunidade que tive de debatar consigo questões sobre a função e agradeço que me tenha informado que não fui selecionado para a vaga.

Será que estaria disponível para uma breve chamada para conversarmos sobre como poderei melhorar no meu processo de candidatura? Qualquer informação que possa partilhar comigo será bem-vinda.

Novamente, obrigado pelo seu tempo e consideração.

A sua assinatura.

 

Fonte: The Balance