O que não deve fazer na festa de natal da empresa

 

A festa de Natal da empresa é um ótima oportunidade para se relacionar com os colegas, impressionar os chefes e conhecer pessoas com quem não fala no dia-a-dia.

Contudo, também é uma boa ocasião para arruinar a sua reputação profissional caso o seu comportamento não seja o mais adequado.

Veja de seguida o que não deve fazer na festa de Natal da sua empresa, de acordo com o Human Resources:

Beber demasiado

Beber em demasia pode ser o seu pior erro. Não só pela quantidade ingerida – apesar de tudo o que é em excesso ser desapropriado – mas também pelas acções que resultam do consumo de Álcool.

A tendência é que se sinta mais desinibido e isso pode torna-lo inconveniente e aborrecer as pessoas que o rodeiam.

Caso se descontrole, peça desculpa a todas as pessoas que possa ter ofendido.

Vestir roupa desapropriada

Vestir roupa inadequada é um erro comum para muitos profissionais. Por exemplo, se uma mulher levar um vestido demasiado curto ou decotado, pode distrair os restantes colegas ou desviar todas as atenção para ela.

Uma escolha de roupa errada pode afectar a opinião dos seus colegas sobre si e sobre a sua credibilidade e competência.

Lembre-se que, apesar de ser uma ocasião festiva, não deixa de ser um ambiente profissional. Vista-se de forma elegante mas discreta.

Faltar sem um bom motivo

O objectivo de uma festa de Natal é que todos possam conviver e criar uma melhor relação entre funcionários.

As principais desculpas para faltar a uma festa da empresa são: ter que passar tempo com a família; não gostar de eventos sociais ou ter um evento familiar à mesma hora.

Tirando o último motivo, não tem razão para faltar. Ir à festa demonstra o seu compromisso com a empresa e que entende os objectivos do evento.

Namoriscar com colegas

Namoriscar num evento da empresa não é, geralmente, bem aceite. Sobretudo se tiver relacionado com um elevado consumo de álcool.

No pior cenário, pode ser acusado de assédio sexual. O objectivo é conviver e criar uma melhor relação profissional entre colegas.

Levar pessoas não convidadas

Levar pessoas (familiares ou amigos) que não foram convidados para a festa não é apropriado. Irá distraí-lo do objectivo do evento e pode gerar uma maior despesa para a empresa.

Para evitar esta situação, leia o convite e toda a informação relacionada com o evento com atenção. Em alguns casos, convidados extra são bem-vindos.

Esquecer que é um evento da empresa

A festa de Natal não é o local ideal para reclamar sobre o seu chefe ou sobre a própria empresa. É altura para conhecer melhor a personalidade dos seus colegas, para que possam trabalhar de forma mais eficaz no futuro.

É também uma oportunidade para conversar com os chefes de forma mais informal. Deixe a negatividade e as queixas em casa.

Ser o último a ir embora

Independentemente da diversão que está a ter, não deve ser o último a ir embora. A possibilidade de cometer algum erro aumenta ao longo do evento.

Permaneça durante o tempo necessário, fale com colegas, chefes e pessoas de outros departamentos e perceba quando é altura de se retirar.