erros comuns na contratação

 

Muitas vezes, devido ao orçamento apertado, pouco tempo ou falta de experiência em contratar, é muito fácil cair na armadilha de cometer alguns erros no processo de recrutamento.

Felizmente, com o know-how apropriado pode conseguir contratar as pessoas certas.

Aqui está uma lista de dicas do UndercoverRecruiter para evitar os erros mais comuns na altura de contratar novos colaboradores para a empresa:

1) Procure aquilo que realmente precisa

Um dos erros mais comuns na altura da contratação não ter um plano. Obviamente que todas as empresas querem contratar pessoas talentosas, mas há que saber e ter a certeza de que elas têm um lugar na estrutura do negócio.

Faça uma lista das áreas que necessitam de desenvolvimento, defina que tipo de pessoas podem fazer essas tarefas e use esta informação para elaborar uma descrição do trabalho detalhada – crie um anúncio que descreva exactamente aquilo que a empresa está à procura. Só assim vai atrair os candidatos com as competências certas.

2) Mostre o que a empresa tem de melhor

O segundo erro mais comum é assumir que o processo de contratação é separado da sua empresa como um todo. Não é. A sua abordagem no processo de recrutamento é importante, pois vai representar marca da empresa para o mundo exterior. Portanto, há que mostrar o que tem de melhor.

Os seus anúncios de emprego têm de ser atraentes, com uma breve biografia sobre a empresa e instruções claras sobre como se candidatar. Saiba também como optimizar o título do anúncio de emprego para atrair mais candidatos.

Lembre-se, que há um mundo muito competitivo lá fora – publicar um anúncio com um endereço de email não basta. É preciso atrair os melhores candidatos, e isso também significa que deve garantir que não vão haver comentários negativos ao anúncio na internet, especialmente no Facebook, onde um “post” se pode tornar viral.

3) Vai obter aquilo que paga

É tentador contratar barato quando se tem um orçamento pouco flexível. No entanto, a menos que haja mesmo pouco dinheiro, vale a pena investir nos seus novos colaboradores. Se pagar melhor, vai conseguir contratar melhor e vai ter o retorno a longo prazo, pois vai conseguir colaboradores com melhores competências.

Naturalmente, há excepções à regra. Nem todos os profissionais qualificados exigem altos salários. Veja aqui como atrair talentos.

De qualquer maneira, é bom ter um salário em mente e uma margem de manobra para poder negociar, caso seja necessário.

4) Não contrate por afinidades

Outro dos principais erros ao contratar é escolher alguém porque é muito boa pessoa, ou é amigo de um amigo, ou primo, ou um antigo colega de escola que acaba de se mudar para a cidade. Mesmo que essa pessoa seja incrivelmente talentosa, não deixe que um motivo pessoal se sobreponha ao que a empresa realmente precisa.

Não há problema em contratar alguém que faz parte do seu círculo social, às vezes até o boca-a-boca traz muitas vezes os melhores candidatos, mas mesmo assim, deve entrevistar algumas pessoas antes fora desse âmbito para ter a certeza de que está a fazer a escolha acertada.

5) Evite a pressa

O tempo é muitas vezes essencial. Mas a pressa é também um dos erros mais comuns numa contratação. A pressa leva uma fraca análise dos candidatos, apressando as decisões e fazendo com que se façam más contratações.

Se estiver mesmo com pressa em contratar alguém, peça ajuda a outro membro da sua equipa para fazer consigo as entrevistas. Aproveite esse auxílio para entrevistar os candidatos mais adequados e resistir à tentação de contratar o primeiro candidato que lhe aparece.

 

Tenha em mente que uma escolha errada pode ser prejudicial a longo prazo.